Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mukai, Yûki | - |
dc.contributor.author | Lopo, Monique Brito | - |
dc.identifier.citation | LOPO, Monique Brito. Eita, serei professor!: as crenças e expectativas dos alunos de estágio supervisionado de japonês 1 sobre ser professor. 2019. viii, 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo compreender como a observação da prática pedagógica pode influenciar as crenças e expectativas dos alunos de Estágio Supervisionado de Japonês 1 do curso de Letras Língua e Literatura Japonesa sobre ser professor de língua japonesa. Para isso, baseou-se nos conceitos de crenças apresentados por Barcelos (2001; 2006; 2007; 2011); Barcelos e Kalaja (2015) e Mukai (2014) e nos conceitos de expectativas apresentados por Gomes e Soares (2013), Buscacio e Soares (2017). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e a pesquisa foi caracterizada como estudo de caso coletivo. Os instrumentos de coleta de dados aqui utilizados foram o questionário semiaberto, o autorrelato e a entrevista semiestruturada. Foi percebido pela análise que as observações de aulas puderam influenciar as crenças e expectativas dos alunos ao possibilitar maior entendimento da prática docente e dos desafios do docente em um contexto real de sala de aula. Também oportunizaram a reflexão crítica do processo de ensino e aprendizagem e proporcionaram também uma mudança de ponto de vista, da visão discente para a visão docente, desmistificando os possíveis entendimentos equivocados quanto a docência e dirimiram algumas inseguranças dos alunos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua japonesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crenças | pt_BR |
dc.title | Eita, serei professor! : as crenças e expectativas dos alunos de estágio supervisionado de japonês 1 sobre ser professor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-20T12:52:46Z | - |
dc.date.available | 2020-07-20T12:52:46Z | - |
dc.date.submitted | 2019-06-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24347 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper aims at understanding how the observation of teaching practice may influence beliefs and expectations of Japanese Language and Literature students taking the subject of Supervised Educational Practice of Japanese Language 1 about being a Japanese language teacher. To that end, it builds upon the concepts of beliefs presented by Barcelos (2001; 2006; 2007; 2011); Barcelos and Kalaja (2015); and Mukai (2014), and on the concepts of expectations presented by Gomes and Soares (2013), and Buscacio and Soares (2017). The method used was qualitative research, and the research approach was collective case study. The data collection instruments used were mixed questionnaire, narrative interview, and semi-structured interview. It has been noted through the analysis that the class observations could impact beliefs and expectations of the students by allowing them to further understand the teaching practice and teaching challenges in a real classroom context. The observations also made possible to consider critically the teaching and learning process, as well as promoted a shift in the point of view: from a student’s perspective to a teacher’s perspective, overcoming, hence, students’ insecurities and possible misunderstandings about teaching. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Japonês
|