Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24335
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DanielJoseTorresLopes_tcc.pdf962,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A diplomacia brasileira e a reforma do Conselho de Segurança da ONU : um lugar permanente no Conselho de Segurança : desígnio nacional a manter?
Autor(es): Lopes, Daniel José Torres
Orientador(es): Lessa, Antônio Carlos
Assunto: Diplomacia
Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945- política e governo - política externa
Organização das Nações Unidas (ONU)
Política externa - Brasil
Nações Unidas - Conselho de Segurança
Data de apresentação: 16-Mar-2018
Data de publicação: 7-Jul-2020
Referência: LOPES, Daniel José Torres. A diplomacia brasileira e a reforma do Conselho de Segurança da ONU: um lugar permanente no Conselho de Segurança: desígnio nacional a manter?. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente explica a importância do envolvimento do Estado brasileiro, no âmbito das relações internacionais, na atuação de uma política externa com especial destaque para a relação com a Organização das Nações Unidas, principalmente no período dos governos de Lula da Silva. Ao longo do texto, verifica-se a contínua, profícua e eficaz relação do Brasil com a comunidade internacional desde os tempos da Liga das Nações. Para tal, a diplomacia brasileira foi essencial para a prossecução dos seus objetivos quer junto da comunidade internacional, quer da própria ONU. A afirmação brasileira na região sul-americana e o seu envolvimento em grande escala na ONU, principalmente ao nível das Missões de Operação de Paz, contribuíram para o seu reconhecimento no sistema internacional. Assim, em coordenação com a diplomacia brasileira de excelência, o Brasil tem vindo a encetar diversos esforços (individualmente e através de grupos organizados) no sentido de contribuir para o processo de reforma do Conselho de Segurança da ONU, almejando adquirir o estatuto de membro permanente desse órgão.
Abstract: The article explains the importance of the Brazilian state in international relations and its relationship with the United Nations, especially during the Lula da Silva’s governments. Through the text, we will confirm that the Brazilian diplomacy has been a truly important instrument to fulfil the Brazil’s objectives either in the United Nations as in the international system. The Brazilian affirmation in South America and its great involvement in the UN through the Peacekeeping missions have contributed to its international acclaim. In coordination with the Brazilian diplomacy’s excellence level, this country has been conducting a foreign policy either alone or in conjunction to reform the UN Security Council, seeking the position of permanent member of this executive body.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XIX Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.