Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24332
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BentoPaulosCabral_tcc.pdf561,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A instabilidade no Arco Norte da América do Sul : o caso da Venezuela e suas implicações para a segurança e defesa do Brasil
Autor(es): Cabral, Bento Paulos
Orientador(es): Galvão, Thiago Gehre
Assunto: Venezuela - relações exteriores
Brasil - relações exteriores
Defesa nacional
Segurança nacional
América do Sul - segurança nacional
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 7-Jul-2020
Referência: CABRAL, Bento Paulos. A instabilidade no Arco Norte da América do Sul: o caso da Venezuela e suas implicações para a segurança e defesa do Brasil. 2018. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o caso da crise da Venezuela e levantar suas implicações para a Segurança e Defesa do Brasil no quadro de instabilidade no Arco Norte da América do Sul. Para tanto, inicialmente considera-se uma assertiva constante do Livro Branco de Defesa Nacional brasileiro, no sentido de que na América do Sul se delineia uma clara tendência de cooperação em matéria de defesa que faz surgir uma comunidade de segurança. Em seguida, trata-se a a América do Sul sob o ponto de vista da estabilidade, gastos militares e cooperação em matéria de defesa, procurando encontrar relações entre esses aspectos. Na sequência, mostra-se a Amazônia como elemento de integração e de conflitos e como foco de atividades cooperativas no âmbito da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. Após, expõe-se a situação da Venezuela, em especial sua atual crise política, econômica e social e suas consequências para o Brasil. Por fim, são apresentados dois cenários possíveis para a segurança e defesa do Brasil.
Abstract: The purpose of this article is to analyze the case of the Venezuelan crisis and to raise its implications for Security and Defense of Brazil in the framework of instability in the North Arc of South America. To do so, it is initially considered a constant assertion in the White Paper on Brazilian National Defense, in the sense that in South America a clear trend of cooperation in defense matters is emerging that brings about a security community. Next, South America is considered from the point of view of stability, military spending and defense cooperation, trying to find relationships between these aspects. In the sequence, the Amazon is shown as an element of integration and conflicts and as a focus of cooperative activities within the framework of the Amazon Cooperation Treaty Organization. Afterwards, the situation of Venezuela is exposed, especially its current political, economic and social crisis and its consequences for Brazil. Finally, two possible scenarios for Brazil's security and defense are presented.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XV Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.24332
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.