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Título: Espaços de África e de Angola no âmbito dos programas e acordos de cooperação educacional promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Brasil : entre geografias e epistemologias
Autor(es): Amorim, Caroline Oliveira de
Orientador(es): Campos, Rodrigo Pires de
Assunto: Cooperação intelectual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Angola
Intercâmbio educacional
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 7-Jul-2020
Referência: AMORIM, Caroline Oliveira de. Espaços de África e de Angola no âmbito dos programas e acordos de cooperação educacional promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Brasil: entre geografias e epistemologias. 2018. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O artigo aborda os espaços de África e de Angola no âmbito dos programas e acordos de cooperação educacional promovidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Brasil com o objetivo de analisar os espaços geográficos e epistemológicos atribuídos pela instituição brasileira naquela cooperação à luz das ideias da emergência das epistemologias africanas no contexto histórico da descolonização a partir de meados do século XX a partir de três obras de referência sobre o tema escritas pelo professor, padre e filósofo camaronês, Jean-Marc Ela. Os resultados evidenciaram, por um lado, a grande disparidade, em termos de distribuição geográfica, entre a cooperação educacional da Capes com instituições do Hemisfério Norte e do Hemisfério Sul. Por outro lado evidenciaram também novas releituras de África e Angola recentemente introduzidas na Capes pelas próprias instituições de ensino superior do Brasil que buscaram seu fomento para suas iniciativas de cooperação internacional com África.
Abstract: The article discusses the places of Africa and Angola within the scope of educational cooperation programs and agreements promoted by the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (Capes) of Brazil with the objective of analyzing the geographical and epistemological spaces assigned by the Brazilian institution in that cooperation in the light of the ideas of the emergence of African epistemologies in the historical context of decolonization from the mid-twentieth century onwards, from three reference works on the subject written by the Cameroonian philosopher, professor and priest, Jean-Marc Ela. The results showed, on the one hand, the great disparity in terms of geographic distribution between Capes' educational cooperation with institutions in the Northern Hemisphere and the Southern Hemisphere. On the other hand, results also revealed new re-readings of Africa and Angola introduced into Capes by the higher education institutions in Brazil that have sought support for their international cooperation initiatives with Africa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XIX Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2018.
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