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dc.contributor.advisorVaz, Alcides Costa-
dc.contributor.authorMoura Junior, André Jorge Dias de-
dc.identifier.citationMOURA JUNIOR, André Jorge Dias de. Boeing, Embraer e Estado: uma desvinculação improvável. 2018. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XIX Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo busca analisar qual é a importância da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) para o Estado brasileiro, com especial atenção para a possibilidade de perda do controle da empresa com a fusão ou venda para a americana Boeing, a maior fabricante de aeronaves americana, perpassando o marco teórico que sustentará o estudo de caso, a história das empresas e suas influências na economia de seus países sede e, por fim, as complexidades do mercado aeronáutico, sobretudo nos últimos anos. Para atingir esse objetivo, este artigo é conduzido dentro do campo da Economia Política Internacional, utilizando como método de pesquisa o Estudo de Caso. Ao observar, enfim, a indissociável relação entre indústria aeronáutica e Estado na história da aviação, este artigo, tendo por base os conceitos oferecidos pela Economia Política Internacional, identifica nas possibilidades de fusão entre as duas empresas e nas dinâmicas de poder entre Estados, especificamente na relação entre Estados com condições de desenvolvimento díspares, que a opção de permanecer com o controle estratégico da Embraer se apresenta como melhor escolha para o Estado brasileiro.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAeronáutica comercialpt_BR
dc.subject.keywordPolítica internacionalpt_BR
dc.subject.keywordRelações econômicas internacionaispt_BR
dc.titleBoeing, Embraer e Estado : uma desvinculação improvávelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-07T21:06:01Z-
dc.date.available2020-07-07T21:06:01Z-
dc.date.submitted2018-04-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24328-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to analyze the value of Brazilian Aircraft Company (Embraer) to the Brazilian State, with particular attention to the possibility of losing control of the company with the merger or sale to Boeing, the main American aircraft manufacturer, crossing the theoretical framework that will sustain the case study, the history of companies and their influence on the economy of their host countries, and finally, the complexities of the aircraft market, especially in recent years. To achieve this goal, this article is conducted within the field of International Political Economy, using the Case Study as the research method. The article, based on the concepts offered by the International Political Economy, identifies the possibility of merging between the two companies and the dynamics of power between states, specifically in the relationship between States with disparate development conditions, that the option of remaining with Embraer's strategic control presents itself as the best choice for the Brazilian State.pt_BR
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



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