Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Maynardes, Ana Cláudia | - |
dc.contributor.author | Silva, Santiago Augusto | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Santiago Augusto. Librando: gamificação no ensino de libras. 2018. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Projeto de Produto, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A importância da disseminação da Língua Brasileira de Sinais é realssada ao se analisar o
quadro de discriminação e isolamento social vivenciado pelos surdos do país. Sendo o ensino
de Libras para surdos e não surdos um importante catalisador da inclusão, o presente trabalho propõe um novo auxiliador para esse âmbito. O Librando é um objeto de aprendizagem,
jogo, para ser utilizado em salas de aula de Libras, tanto como L1, como para L2, a fim trabalhar gamificação no ensino da língua de sinais. O objetivo do seu desenvolvimento é a clara
falta de materiais didáticos para o ensino de Libras, e o importante papel nos métodos de
educação. Como metodologia de design geral, o Double Diamond foi utilizado para guiar os
percursos do projeto, e metodologias de geração e escolha de alternativas, pesquisas bibliográficas e observação in loco foram parte fundamental na coleta de informação e desenvolvimento do produto. Como resultado, o trabalho apresenta um objeto de aprendizagem, testado
e reformulado, pronto para ser inserido em salas de aulas de Libras. As pesquisas no âmbito
de cultura surda, Libras, gamificação e objetos de aprendizagem proporcionaram ao trabalho
enriquecimento teórico para que deste, um produto novo e atualizado fosse construído. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua de sinais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gamificação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Objetos de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Librando : gamificação no ensino de libras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T21:24:44Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06T21:24:44Z | - |
dc.date.submitted | 2018-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24325 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The importance of the dissemination of the Brazilian Sign Language is proven when analyzing
the context of discrimination and social isolation experienced by the deaf in Brazil. Since the
teaching of Brazilian Sign Language (Libras) for the deaf and not deaf is an important incentive for inclusion, the present work proposes a new helper for this purpose. “Librando” is a
learning object, a game, to be played in Libras classroom, in order to applied gamification
in the teaching of sign language. The goal of the development of Librando is the lack of new
materials for the teaching of “Libras”, and the important role of this materials in education
methods. As a general design methodology, Double Diamond was used to guide project paths,
methodologies for generation and choice of alternatives, bibliographical research and in-loco
observation were instrumental in collecting information and product development. As a result,
this word presents a new and tested learning object, ready to be inserted into Libras classrooms. The researches in deaf culture, “Libras”, gamification and learning objects provided
the theoretical enrichment to this work, made possible, a new product and updated to the new
demands of the deaf people was built. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenho Industrial - Projeto do Produto
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