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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMaynardes, Ana Cláudia-
dc.contributor.authorSilva, Santiago Augusto-
dc.identifier.citationSILVA, Santiago Augusto. Librando: gamificação no ensino de libras. 2018. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Projeto de Produto, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA importância da disseminação da Língua Brasileira de Sinais é realssada ao se analisar o quadro de discriminação e isolamento social vivenciado pelos surdos do país. Sendo o ensino de Libras para surdos e não surdos um importante catalisador da inclusão, o presente trabalho propõe um novo auxiliador para esse âmbito. O Librando é um objeto de aprendizagem, jogo, para ser utilizado em salas de aula de Libras, tanto como L1, como para L2, a fim trabalhar gamificação no ensino da língua de sinais. O objetivo do seu desenvolvimento é a clara falta de materiais didáticos para o ensino de Libras, e o importante papel nos métodos de educação. Como metodologia de design geral, o Double Diamond foi utilizado para guiar os percursos do projeto, e metodologias de geração e escolha de alternativas, pesquisas bibliográficas e observação in loco foram parte fundamental na coleta de informação e desenvolvimento do produto. Como resultado, o trabalho apresenta um objeto de aprendizagem, testado e reformulado, pronto para ser inserido em salas de aulas de Libras. As pesquisas no âmbito de cultura surda, Libras, gamificação e objetos de aprendizagem proporcionaram ao trabalho enriquecimento teórico para que deste, um produto novo e atualizado fosse construído.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subject.keywordLíngua de sinaispt_BR
dc.subject.keywordGamificaçãopt_BR
dc.subject.keywordObjetos de aprendizagempt_BR
dc.titleLibrando : gamificação no ensino de libraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-06T21:24:44Z-
dc.date.available2020-07-06T21:24:44Z-
dc.date.submitted2018-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24325-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The importance of the dissemination of the Brazilian Sign Language is proven when analyzing the context of discrimination and social isolation experienced by the deaf in Brazil. Since the teaching of Brazilian Sign Language (Libras) for the deaf and not deaf is an important incentive for inclusion, the present work proposes a new helper for this purpose. “Librando” is a learning object, a game, to be played in Libras classroom, in order to applied gamification in the teaching of sign language. The goal of the development of Librando is the lack of new materials for the teaching of “Libras”, and the important role of this materials in education methods. As a general design methodology, Double Diamond was used to guide project paths, methodologies for generation and choice of alternatives, bibliographical research and in-loco observation were instrumental in collecting information and product development. As a result, this word presents a new and tested learning object, ready to be inserted into Libras classrooms. The researches in deaf culture, “Libras”, gamification and learning objects provided the theoretical enrichment to this work, made possible, a new product and updated to the new demands of the deaf people was built.pt_BR
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Projeto do Produto



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