Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24320
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EstevaoPaivaFonseca_tcc.pdf2,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de informação para centros de desmontagem de veículos em fim de vida útil
Autor(es): Fonseca, Estêvão Paiva
Orientador(es): Fonseca, Adelaida Pallavicini
Assunto: Sistemas de informação
Logística reversa
Veículos
Data de apresentação: 10-Dez-2018
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: FONSECA, Estêvão Paiva. Sistema de informação para centros de desmontagem de veículos em fim de vida útil. 2018. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Com evolução da consciência ambiental as atenções se voltaram para um dos setores que produzem mais resíduos no planeta, o setor automobilístico. Surgiram regulamentações como a Diretiva 2000/ 53/ EC, da União Europeia, trazendo grandes avanços na logística reversa dos veículos em fim de vida, prevenindo a formação de resíduos, através da reutilização, reciclagem e recuperação dos componentes automotivos. Seguindo o progresso de paradigma o Brasil promulgou a Lei 12.977/ 2014 que regulamenta a atividade de veículos em fim de vida. Entretanto, a realidade das empresas de desmontagem no Distrito Federal é bem distante do modelo exigido em Lei. Diante disso, para contribuir com o mercado de desmontagem local este trabalho propôs auxiliar numa área crítica desta nova situação, por meio de um Sistema de Informação para as empresas de desmontagem. Inicialmente foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre os veículos em fim de vida, tal como o diagnóstico da realidade do Distrito Federal, em seguida, foi realizada a pesquisa bibliográfica de sistema de informação, descrevendo os principais subsistemas que o integram. Em vista do contexto local, das boas práticas internacionais, e das regulamentações nacionais foi realizado o levantamento de requisitos do Sistema de informação para empresas de desmontagem. Por meio destas necessidaes levantadas foi conceituado a visão global do Sistema de Informação, e o diagrama de Estrutrura, que descreve os módulos que compõem o Sistema proposto. As atividades do Sistema de Informação foram descritas através do diagrama de fluxo de dados, o banco de dados foi representado com o diagrama entidade-relacionamento, e a interface gráfica de usuário foi apresentada. Desta forma, através da síntese das principais regulamentações, dos requisitos necessários e do Sistema de Informação modelado, este trabalho dá subsídios para que as empresas se adequem as cobranças da Lei Federal 12.977/ 2014.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.