Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2432
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DianaMartinsGuedes.pdf682,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho : a percepção do bem-estar para os servidores de um órgão público federal
Autor(es): Guedes, Diana Martins
Orientador(es): Farias, Josivania Silva
Fries, Douglas Schneider de
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Servidores públicos
Administração pública
Administração de pessoal
Data de apresentação: 24-Set-2011
Data de publicação: 12-Jan-2012
Referência: GUEDES, Diana Martins. Qualidade de vida no trabalho: a percepção do bem-estar para os servidores de um órgão público federal. 2011. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: As mudanças ocorridas na conjuntura social, política, econômica e cultural das últimas décadas têm influenciado as perspectivas das pessoas quanto ao trabalho, acarretando mudanças significativas no âmbito organizacional e nas políticas de gestão de pessoas. Nesse contexto, o bem-estar e a qualidade de vida têm sido percebidos como componentes essenciais das estratégias das organizações interessadas em continuar existindo ou em agregar valor à administração pública. O objetivo deste estudo foi analisar, através de abordagem quantitativa, a relação entre o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos servidores de um órgão público federal situado em Brasília, Distrito Federal. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários estruturados a respeito de bem-estar e QVT. Para a análise estatística dos dados foram utilizadas a análise descritiva (mínimo, máximo, média e desvio-padrão), o alfa de Cronbach (que verifica a consistência interna do constructo ou fator) e o coeficiente de correlação de Pearson (utilizado para verificar a correlação entre os fatores realização, uso das capacidades no ambiente laboral e oportunidades no trabalho). Tais resultados possibilitaram diagnosticar a percepção dos servidores sobre alguns elementos de bem-estar e de qualidade de vida no órgão pesquisado, bem como as correlações entre essas variáveis, com intuito de alcançar os objetivos propostos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons