Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24314
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AmandaMolinaRisden_tcc.pdf10,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do conforto térmico por simulação computacional em uma habitação de interesse social
Autor(es): Risden, Amanda Molina
Orientador(es): Christakou, Evangelos Dimitrios
Assunto: Conforto térmico
Construção civil
Habitação popular
Data de apresentação: 5-Dez-2018
Data de publicação: 29-Jun-2020
Referência: RISDEN, Amanda Molina. Avaliação do conforto térmico por simulação computacional em uma habitação de interesse social. 2018. vii, 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Com o advento da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575 em 2013, passou a ser obrigatória a diligência com a performance no âmbito habitacional. Dessa forma, o setor de construção civil brasileiro encontra-se em constante busca pela adequação aos novos parâmetros de desempenho. No domínio social, existe crescente demanda por construções que atendam o público de baixa renda para atender ao déficit habitacional brasileiro e alavancar a economia. Essas habitações, em geral realizadas por construtoras e financiadas pelo Estado, são construídas desconsiderando fatores climáticos locais e particularidades dos usuários. É comum encontrar uma padronização de projetos: repetir e alocar construções sem a responsabilidade que demanda produzir um bem durável. A linha de pesquisa de eficiência energética aliada a estratégias bioclimáticas podem contribuir para a execução de projetos sustentáveis e viáveis economicamente. Esse estudo teve como objetivo principal simular o desempenho térmico por meio computacional e quantificar o conforto térmico de um projeto do programa de política habitacional Minha Casa, Minha Vida para quatro zonas bioclimáticas brasileiras diferentes, Zona 1, Zona 4, Zona 7 e Zona 8. O programa de simulação termoenergética utilizado foi o EnergyPlus com a interface do Design Builder; as temperaturas de conforto térmico foram calculadas pelo método adaptativo e a avaliação eficiência dos dados obtidos foi quantificada pelo método graus hora. Os materiais foram escolhidos de acordo com os parâmetros mínimos da cartilha da Caixa e da Norma ABNT NBR 15220. Os resultados obtidos indicam desempenho insatisfatório para todas as zonas bioclimáticas, considerando que todos os cômodos analisados obtiveram etiqueta E. Em consequência, surge o questionamento se a construção civil brasileira está preparada para entregar projetos e construções de qualidade para o público de baixa renda.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.