Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24259
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_HelsonJoseAlbernazFilho_tcc.pdf4,67 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo experimental em túnel de vento de difusores para turbinas
Autor(es): Albernaz Filho, Helson José de Almeida
Orientador(es): Oliveira, Taygoara Felamingo de
Assunto: Difusores hidrodinâmicos
Turbinas eólicas
Túnel de vento
Data de apresentação: 28-Nov-2018
Data de publicação: 19-Jun-2020
Referência: ALBERNAZ FILHO, Helson José de Almeida. Estudo experimental em túnel de vento de difusores para turbinas. 2018. xii, 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Um difusor hidrodinâmico ou aerodinâmico pode elevar a eficiência de geração de uma turbina através de um aumento do fluxo de massa através da turbina. Considerando essa possibilidade, o presente trabalho tem o objetivo de estudar o difusor Lens CII para turbinas de eixo horizontal, instalado em uma turbina do tipo HK-10 com um rotor de 4 pás. Serão produzido elementos que permitam estimar como tais difusores podem elevar a taxa de conversão de energia de turbinas eólicas e como esse dispositivo afeta o campo de pressão e velocidade do escoamento e, consequentemente, a potência gerada pela turbina. Testes em túnel de vento são realizados com objetivos de tomadas de pressão e velocidade.
Abstract: A hydrodynamic or aerodynamic diffuser can increase power generation by increasing the mass flow through the turbine. Considering this possibility, this work has the objective of studying the Lens CII diffuser for horizontal axis turbines, installed on a HK-10 turbine with a 4-blade rotor. Elements will be produced that allow to estimate how such diffusers can raise the energy conversion rate of wind turbines andhow this device affects the pressure field and flow velocity and, consequently, the power generated by the turbine. Wind tunnel tests are made out in order to measure pressure and velocity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.