Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24206
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ThaisLauaneDiogenesSantana_tcc.pdf2,12 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorKama, Ana Flávia Lucas de Faria-
dc.contributor.authorSantana, Thaís Lauane Diógenes-
dc.identifier.citationSANTANA, Thaís Lauane Diógenes. A biblioteca escolar frente às inovações tecnológicas: uma perspectiva dos bibliotecários das escolas do Plano Piloto, em Brasília. 2019. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação e Documentação, Biblioteconomia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) revolucionaram os suportes informacionais e a maneira como a sociedade consome estas informações, seja como um meio de lazer ou fonte de aprendizagem. Sabe-se que a geração digital está cotidianamente envolvida com a tecnologia e a utiliza para a realizar os mais diversos tipos de atividades, como a prática de pesquisas escolares ou informais. Cabe ao bibliotecário escolar fornecer o acesso a essas tecnologias e capacitar os estudantes para que façam o uso proveitoso das mesmas. Dito isto, a presente monografia teve como objetivo geral analisar o uso das TIC’s nas bibliotecas de escolas privadas localizadas no Plano Piloto, em Brasília, pela perspectiva dos bibliotecários que trabalham nestas instituições. A presente pesquisa segue a abordagem metodológica quantitativa, com o propósito descritivo, que por meio do método de levantamento (survey) coletou dados de dez bibliotecas escolares do Plano Piloto, utilizando questionários via internet. Os resultados obtidos demonstram que todas as bibliotecas escolares oferecem pelo menos um tipo de serviço ou produto que envolvam o uso das TIC’s, apesar de encontrarem algumas dificuldades. É consenso entre os bibliotecários que o uso das tecnologias, aliadas aos serviços oferecidos pelas bibliotecas pode atrair novos usuários e promover a valorização do profissional bibliotecário.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas escolarespt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleA biblioteca escolar frente às inovações tecnológicas : uma perspectiva dos bibliotecários das escolas do Plano Piloto, em Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-08T20:57:27Z-
dc.date.available2020-06-08T20:57:27Z-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24206-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The Information and Communications Technology (ICT's) have revulutionized informational support and ways how society consumes those informations, be that as throught entertainment or as source of learning. It is known that digital natives generation are daily involved with technology and use it to accomplish the most different types of activities, as the practice of school researches or informal ones. It is for the school librarian to provide the acess for those technologies and enable the students to make a worthwhile use of them. That said, the current monograph had the overall objective investigate the use of ICT's on School Libraries on Pilot Plan's private institutions, in Brasília, from the perspective of librarians. The current research follows a quantitative methodological approach, with the descriptive purpose, that through the survey method collected data from ten Pilot Plan's school libraries, using questionnaires via the internet. The results obtained demonstrate that all school libraries offers at least one type of service or product involving the use of ICT's, despite finding some issues. There is a consensus among librarians that the use of technologies, allied with the offered services by libraries may attract new users and promote the enhancement of the professional librarian.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.24206pt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.