Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24202
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JessDeAraujoSa_tcc.pdf1,99 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Rodrigo Rabello da-
dc.contributor.authorSá, Jess de Araújo-
dc.identifier.citationSÁ, Jess de Araújo. Validação de blogs como fontes alternativas de informação para o desenvolvimento de coleções: o caso da temática trans. 2019. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Graduação em Biblioteconomia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como foco a validação de blogs como fontes alternativas de informação para o desenvolvimento de coleções mediante um estudo de caso no âmbito do tema transexualidade. Busca contribuir, portanto, com as reflexões sobre formas de validação de informações encontradas em mídias alternativas, principalmente blogs, mediante critérios de seleção de modo a subsidiar o profissional de informação no processo de formação de acervos digitais como fontes diferenciadas de informação. Para tanto, a pesquisa se caracteriza por ter uma natureza teórica, com caráter qualitativo, descritivo e documental. Para a análise dos dados, obtidos a partir dos blogs, foi criado um quadro contendo elementos descritivos e de autoridade – autoridade na seleção, autoridade científica, autoridade cognitiva, autoridade epistêmica, autoridade a partir do local de fala. Ao realizar a interpretação dos dados, observou-se que tais critérios de autoridade para o desenvolvimento de coleção podem se complementar de modo a trazer uma análise mais completa das fontes de informação ou de informações no contexto das mídias alternativas. Nessa direção, os critérios de autoridade e de local de fala são relevantes para a validação de informações muitas vezes com pouca representatividade nas mídias tradicionais, como é o caso das minorias sociológicas, onde se insere o movimento LGBTQI+, que incorpora a temática trans. Com a aplicação de tais conceitos para a validação de blogs como fontes alternativas de informação, observaram-se pontos de convergência de modo a contribuir para o processo de seleção de materiais de informação. Por fim, os critérios de autoridade e de local de fala podem contribuir para a validação de fontes e de informações relativas a outras temáticas veiculadas em mídias alternativas, sobretudo no contexto digital e em rede, podendo também ser explorada em serviços de referências específicos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBlogspt_BR
dc.subject.keywordFontes de informaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento de coleções (Biblioteconomia)pt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas - desenvolvimento da coleçãopt_BR
dc.titleValidação de blogs como fontes alternativas de informação para o desenvolvimento de coleções : o caso da temática transpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-08T20:07:54Z-
dc.date.available2020-06-08T20:07:54Z-
dc.date.submitted2019-08-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24202-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study focuses on the validation of blogs as alternative sources of information for the development of collections through a case study on the theme of transsexuality. Therefore, it seeks to contribute to the reflections on ways to validate information found in alternative media, especially blogs, through selection criteria in order to support the information professional in the process of forming digital collections as different sources of information. Therefore, the research is characterized by having a theoretical nature, qualitative, descriptive and documentary. For the analysis of the data obtained from blogs, a table was created containing descriptive and authoritative elements - selection authority, scientific authority, cognitive authority, epistemic authority, authority from the standpoint. In performing the interpretation of the data, it was observed that such authority criteria for collection development can complement each other in order to bring a more complete analysis of information sources or information in the context of alternative media. In this sense, the criteria of authority and standpoint are relevant to the validation of information often with little representation in traditional media, such as sociological minorities, where the LGBTQI + movement, which incorporates the trans theme. With the application of such concepts to the validation of blogs as alternative sources of information, convergence points were observed in order to contribute to the process of selecting information materials. Finally, the criteria of authority and standpoint can contribute to the validation of sources and information related to other themes conveyed in alternative media, especially in the digital and network context, and can also be explored in specific reference services.pt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.