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dc.contributor.advisorSilva, Geane de Jesus-
dc.contributor.authorAraujo, Roseane Badu-
dc.identifier.citationARAUJO, Roseane Badu. Da educação precoce à educação infantil: fatores que dificultam a inclusão de crianças com paralisia cerebral. 2011. ix, 101 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractEste estudo busca compreender como ocorre o processo de inclusão de crianças com Paralisia Cerebral – PC, advindas do programa de Educação Precoce, na Educação Infantil da rede regular de ensino na perspectiva de pais, professores, direção das escolas pesquisadas. Por isso, o título: Da educação precoce à educação infantil: fatores que dificultam a inclusão de crianças com paralisia cerebral. Cuja problemática é saber quais os principais fatores que dificultam a inclusão de crianças com paralisia cerebral segundo pais, professores da Educação Precoce e professores de turma de inclusão da Educação Infantil? Para tanto, visando buscar resposta, na pesquisa a metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa, e como instrumentos de coleta de dados, foram usados questionário e observação indireta. Os resultados obtidos revelaram que a decisão final para a inclusão da criança com PC é tomada pela família e que, além disso, existem dificuldades que são empecilhos ao processo de inclusão, tais como: o despreparo das escolas, a falta de subsidio para o atendimento adaptado destas crianças, a falta de capacitação dos professores, a falta de monitor, a falta de materiais e equipamentos adaptados (uso de tecnologias assistivas) e a dificuldade de acesso as escolas. Os resultados deixam claro para todos os envolvidos neste estudo, que é importante a capacitação dos profissionais de ensino, o conhecimento das limitações que a deficiência traz e as adaptações necessárias, fazendo uso das tecnologias assistivas para que essas crianças possam se desenvolver socialmente e cognitivamente, efetivando de maneira prazerosa e eficaz a inclusão.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordParalisia cerebral nas criançasen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.titleDa educação precoce à educação infantil : fatores que dificultam a inclusão de crianças com paralisia cerebralen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-12T00:11:06Z-
dc.date.available2012-01-12T00:11:06Z-
dc.date.issued2012-01-12T00:11:06Z-
dc.date.submitted2011-04-16-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2419-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1This study seeks to understand as the process of inclusion of children with Cerebral Palsy - CP, resulting from the program of Education Early Childhood Education in the regular education system from the perspective of parents, teachers, school boards surveyed. Hence the title: From education to early childhood education: factors that hinder the inclusion of children with cerebral palsy. Whose problem is knowing what the main factors that hinder the inclusion of children with cerebral palsy second parents, teachers, Early Education and classroom teachers for the inclusion of kindergarten? For this purpose, aiming to seek the answer, the research methodology was based on a qualitative approach, and instruments of data collection, questionnaire and observation were used indirectly. The results revealed that the final decision for inclusion of children with CP is taken by the family and that, moreover, there are difficulties which are obstacles to the process of inclusion, such as the unpreparedness of schools, lack of subsidy for the attendance adapted these children, the lack of qualified teachers, lack of monitor, the lack of suitable materials and equipment (use of assistive technologies) and difficulty in accessing schools. The results make it clear to everyone involved in this study, it is important that the professionals' education, knowledge of the limitations that disability brings and adjustments necessary, making use of assistive technologies so that these children can develop socially and cognitively effecting so enjoyable and effective inclusion.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2419pt_BR
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