Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24197
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_TamieMoraesDeSousa_tcc.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Tendências em bibliotecas universitárias : as mídias sociais aplicadas na BCE-UnB
Autor(es): Sousa, Tamiê Moraes de
Orientador(es): Estela, Flor de Maria Silvestre
Assunto: Mídia social
Redes sociais on-line
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 8-Jun-2020
Referência: SOUSA, Tamiê Moraes de. Tendências em bibliotecas universitárias: as mídias sociais aplicadas na BCE-UnB. 2019. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: As bibliotecas universitárias estão acompanhando as novas tendências tecnológicas que estão surgindo, como o uso das mídias sociais para se comunicar com os novos usuários das gerações digitais, que incorporaram a tecnologia em todos os aspectos de suas vidas, incluindo suas vidas acadêmicas. Para analisar essa interação dos usuários e os serviços de mídias aplicadas pelas bibliotecas universitárias, esse trabalho descreveu o uso das mídias sociais aplicadas na Biblioteca Central da Universidade de Brasília. A metodologia consistiu em uma análise qualitativa com aplicação de entrevista, sendo entrevistados 30 usuários da biblioteca, entre alunos de graduação, pós-graduação e não-alunos da UnB. Foi possível identificar que o Instagram é a mídia social da BCE mais utilizada pelos usuários, seguido do Facebook. Também se verificou que o principal motivo de consulta das mídias é o uso para informes de horários e avisos sobre funcionamento. Portanto, a análise dos dados coletados aponta que os usuários estão interagindo com as mídias sociais e a biblioteca tem acompanhado as tendências internacionais.
Abstract: University libraries are following the new emerging trends, such as the use of social media to communicate with new digital generations’ users, who are incorporating technology in all aspects of their lives, including the academy. With the purpose of analyzing this communication, this study described social media usage and interaction trends at the University of Brasilia Central Library. Our methodology consisted of a qualitative analysis with interviews, such as 30 library users, between UnB’s graduation students, post-graduation students and non-students. It was possible to identify Instagram as the most used social media by these users, followed by Facebook. It was also verified that the top reason for media usage are reports on services’ timetables and hours of operation. The analysis of the data collected indicates that users are interacting with social media and that the library has been following international trends.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso(graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação e Documentação, Biblioteconomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.