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Título: Efeito de plataforma interativa ITAEweb no desempenho de teste de conhecimentos sobre ética-deontológica de alunos da Universidade de Brasília
Autor(es): Silva, Amanda Cindy da
Santos, Mayara Fernanda dos
Orientador(es): Rocha, Ana Clara Bonini
Assunto: Fisioterapia
Jogos educativos
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 4-Jun-2020
Referência: SILVA, Amanda Cindy da; SANTOS, Mayara Fernanda dos. Efeito de plataforma interativa ITAEweb no desempenho de teste de conhecimentos sobre ética-deontológica de alunos da Universidade de Brasília. 2017. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Introdução: As ferramentas educacionais ligadas à tecnologia estão cada vez mais presentes no mercado, ampliando métodos de ensino e aprendizagem, trazendo novas e atraentes formas de reforçar e rever conceitos. O objetivo desse estudo foi analisar o efeito da prática do jogo educacional ITAEweb no desempenho dos alunos, da disciplina de Exercício Profissional e Deontologia em Fisioterapia (EPDF), em Teste de Conhecimentos (TC). Método: Tratou-se de uma pesquisa longitudinal prospectiva em que alunos foram divididos por conveniência em três grupos: Grupo Jogo Sala de Aula (GSA), Grupo Jogo Extraclasse (GEC) e Grupo Controle (GC - não fez utilização do jogo). Todos tiveram aulas com a mesma professora ao longo de quatro semestres, sendo ao final de cada semestre sido submetidos a igual Teste de Conhecimentos (TC). Resultados: A amostra foi composta por 254 alunos, sendo 217do sexo feminino (85,7%) e 37 do sexo masculino (14,6%), com idade média de idade de 22,21. As médias das pontuações no TC foram: GSA=8,68 (±0,70), GEC= 8,48(±0,61) e GC= 8,50(±0,68). Houve diferença estatística significativa entre os grupos (ANOVA, p=0,05); GSA teve melhor desempenho do que GC (Bonferroni, p=0,05). Conclusão: O grupo de alunos que jogou ITAEweb em sala de aula teve um desempenho melhor no TC do que os alunos que não jogaram. Entretanto, não houve diferença estatística entre jogar em sala de aula e jogar extraclasse, ou entre jogar extraclasse e não jogar, apesar de que GSA tenha alcançado maiores pontuações no TC do que GEC.
Abstract: Introduction: Educational tools linked to technology are increasingly present in the market, expanding teaching and learning methods, bringing new and attractive ways to reinforce and revise concepts. The objective of this study was to analyze the effect of the ITAEweb educational game practice on students' performance, on the subject of Professional Exercise and Deontology in Physical Therapy (EPDF), in the Test of Knowledge (TC). Method: This is a longitudinal prospective controlled educational research conducted with three groups of students of the discipline of professional practice and Deontology in Physiotherapy of the Faculty of Ceilândia University of Brasilia, were divided into three groups: Game Group Classroom (GJSA), Game Group Extraclass (GJEC) and a Control Group (GC) that did not use the game. The students had a class with the same teacher during four semesters and at the end of each semester have been subject to the same test to verify their performance. Results: The sample consisted of 254 students, 217 were females (85.7%) and 37 were males (14.6%), with a mean age of 22.21. The averages of the CT scores were: GSA = 8.68 (± 0.70), GEC = 8.48 (± 0.61) and GC = 8.50 (± 0.68). There was a statistically significant difference between the groups (ANOVA, p = 0.05); GSA had better CT performance than GC (Bonferroni, p = 0.05). Conclusion: The group of students who played ITAEweb in the classroom performed better on CT than students who did not play. However, there was no statistical difference between playing in the classroom and playing Extraclass, or between Extraclass and non-play, although GSA achieved higher scores on CT than GEC.
Resumén: Introducción: Las herramientas educativas ligadas a la tecnología están cada vez más presentes enel mercado, ampliando métodos de enseñanza y aprendizaje, trayendo nuevas y atractivas formas de reforzar y revisar conceptos. El objetivo de este estúdio fue analizar El efecto de La práctica del juego educativo ITAEwebe nel desempeño de los alumnos, de la disciplina de Ejercicio Profesional y Deontología en Fisioterapia (EPDF), en Test de Conocimientos (TC). Método: Se trata de una investigación longitudinal prospectiva controlada enla que los alumnos fueron divididos por conveniência entres grupos: Grupo Conjunto Sala de clase (GSA), Grupo Conjunto Extraclase (GEC) y Grupo Control (GC - no hizo uso del juego). Todos tuvier onclases com la misma profesora a lo largo de cuatro semestres, siendo al final de cada semestre han estado sujetos a la misma e igual Test de Conocimientos (TC). Resultados: La muestra fue compuesta por 254 alumnos, siendo 217 individuos del sexo femenino (85,7%) y 37 del sexo masculino (14,6%), com edad promedio de edad de 22,21. Las medias de laspuntuacionesenel TC fueron: GSA = 8,68 (± 0,70), GEC = 8,48 (± 0,61) y GC = 8,50 (± 0,68). Se observó una diferencia estadística significativa entre los grupos (ANOVA, p = 0,05); GSA tuvomejordesempeñoenel TC que GC (Bonferroni, p = 0,05). Conclusión: El grupo de alumnos que jugo ITAEwebe nel aula tuvoun desempeño mejor enel TC que losalumnos que no jugó. Sin embargo, no hubo diferencia estadística entre jugar enel aula y jugar extraclase, o entre jugar extraclase y no jugar, a pesar de que GSA alcanzó mayores puntuaciones e nel TC que GEC.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2017.
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