Título: | Efeito de plataforma interativa ITAEweb no desempenho de teste de conhecimentos sobre ética-deontológica de alunos da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Silva, Amanda Cindy da Santos, Mayara Fernanda dos |
Orientador(es): | Rocha, Ana Clara Bonini |
Assunto: | Fisioterapia Jogos educativos |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 4-Jun-2020 |
Referência: | SILVA, Amanda Cindy da; SANTOS, Mayara Fernanda dos. Efeito de plataforma interativa ITAEweb no desempenho de teste de conhecimentos sobre ética-deontológica de alunos da Universidade de Brasília. 2017. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Introdução: As ferramentas educacionais ligadas à tecnologia estão cada vez mais presentes no
mercado, ampliando métodos de ensino e aprendizagem, trazendo novas e atraentes formas de reforçar e
rever conceitos. O objetivo desse estudo foi analisar o efeito da prática do jogo educacional ITAEweb
no desempenho dos alunos, da disciplina de Exercício Profissional e Deontologia em Fisioterapia
(EPDF), em Teste de Conhecimentos (TC).
Método: Tratou-se de uma pesquisa longitudinal prospectiva em que alunos foram divididos por
conveniência em três grupos: Grupo Jogo Sala de Aula (GSA), Grupo Jogo Extraclasse (GEC) e Grupo
Controle (GC - não fez utilização do jogo). Todos tiveram aulas com a mesma professora ao longo de
quatro semestres, sendo ao final de cada semestre sido submetidos a igual Teste de Conhecimentos
(TC).
Resultados: A amostra foi composta por 254 alunos, sendo 217do sexo feminino (85,7%) e 37 do sexo
masculino (14,6%), com idade média de idade de 22,21. As médias das pontuações no TC foram:
GSA=8,68 (±0,70), GEC= 8,48(±0,61) e GC= 8,50(±0,68). Houve diferença estatística significativa
entre os grupos (ANOVA, p=0,05); GSA teve melhor desempenho do que GC (Bonferroni, p=0,05).
Conclusão: O grupo de alunos que jogou ITAEweb em sala de aula teve um desempenho melhor no TC
do que os alunos que não jogaram. Entretanto, não houve diferença estatística entre jogar em sala de
aula e jogar extraclasse, ou entre jogar extraclasse e não jogar, apesar de que GSA tenha alcançado
maiores pontuações no TC do que GEC. |
Abstract: | Introduction: Educational tools linked to technology are increasingly present in the market, expanding
teaching and learning methods, bringing new and attractive ways to reinforce and revise concepts. The
objective of this study was to analyze the effect of the ITAEweb educational game practice on students'
performance, on the subject of Professional Exercise and Deontology in Physical Therapy (EPDF), in
the Test of Knowledge (TC).
Method: This is a longitudinal prospective controlled educational research conducted with three groups
of students of the discipline of professional practice and Deontology in Physiotherapy of the Faculty of
Ceilândia University of Brasilia, were divided into three groups: Game Group Classroom (GJSA),
Game Group Extraclass (GJEC) and a Control Group (GC) that did not use the game. The students had
a class with the same teacher during four semesters and at the end of each semester have been subject to
the same test to verify their performance.
Results: The sample consisted of 254 students, 217 were females (85.7%) and 37 were males (14.6%),
with a mean age of 22.21. The averages of the CT scores were: GSA = 8.68 (± 0.70), GEC = 8.48 (±
0.61) and GC = 8.50 (± 0.68). There was a statistically significant difference between the groups
(ANOVA, p = 0.05); GSA had better CT performance than GC (Bonferroni, p = 0.05).
Conclusion: The group of students who played ITAEweb in the classroom performed better on CT than
students who did not play. However, there was no statistical difference between playing in the
classroom and playing Extraclass, or between Extraclass and non-play, although GSA achieved higher
scores on CT than GEC. |
Resumén: | Introducción: Las herramientas educativas ligadas a la tecnología están cada vez más presentes enel
mercado, ampliando métodos de enseñanza y aprendizaje, trayendo nuevas y atractivas formas de
reforzar y revisar conceptos. El objetivo de este estúdio fue analizar El efecto de La práctica del juego
educativo ITAEwebe nel desempeño de los alumnos, de la disciplina de Ejercicio Profesional y
Deontología en Fisioterapia (EPDF), en Test de Conocimientos (TC).
Método: Se trata de una investigación longitudinal prospectiva controlada enla que los alumnos fueron
divididos por conveniência entres grupos: Grupo Conjunto Sala de clase (GSA), Grupo Conjunto
Extraclase (GEC) y Grupo Control (GC - no hizo uso del juego). Todos tuvier onclases com la misma
profesora a lo largo de cuatro semestres, siendo al final de cada semestre han estado sujetos a la misma
e igual Test de Conocimientos (TC).
Resultados: La muestra fue compuesta por 254 alumnos, siendo 217 individuos del sexo femenino
(85,7%) y 37 del sexo masculino (14,6%), com edad promedio de edad de 22,21. Las medias de
laspuntuacionesenel TC fueron: GSA = 8,68 (± 0,70), GEC = 8,48 (± 0,61) y GC = 8,50 (± 0,68). Se
observó una diferencia estadística significativa entre los grupos (ANOVA, p = 0,05); GSA
tuvomejordesempeñoenel TC que GC (Bonferroni, p = 0,05).
Conclusión: El grupo de alumnos que jugo ITAEwebe nel aula tuvoun desempeño mejor enel TC que
losalumnos que no jugó. Sin embargo, no hubo diferencia estadística entre jugar enel aula y jugar
extraclase, o entre jugar extraclase y no jugar, a pesar de que GSA alcanzó mayores puntuaciones e nel TC que GEC. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)— Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2017. |
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