Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24180
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NathalyaCristineTeixeira_ThamiresLopesBotelho.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Melhora da ansiedade e qualidade de vida de mulheres com Síndrome da Bexiga Hiperativa após eletroestimulação em nervo tibial
Autor(es): Teixeira, Nathalya Cristine
Botelho, Thamires Lopes
Orientador(es): Alves, Aline Teixeira
Coorientador(es): Matheus, Liana Barbaresco Gomide
Assunto: Mulheres idosas
Urina - incontinência
Bexiga - doenças
Data de apresentação: 21-Jun-2017
Data de publicação: 4-Jun-2020
Referência: TEIXEIRA, Nathalya Cristine; BOTELHO, Thamires Lopes. Melhora da ansiedade e qualidade de vida de mulheres com Síndrome da Bexiga Hiperativa após eletroestimulação em nervo tibial. 2017. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: As alterações fisiológicas decorrentes do envelhecimento favorecem o desenvolvimento da Síndrome da Bexiga Hiperativa (SBH). O presente estudo tem o objetivo de avaliar o efeito da eletroestimulação transcutânea em nervo tibial posterior (ETNTP) na ansiedade, depressão e qualiade de vida (QV) de idosas com SBH. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, com avaliador cego, com comparação entre grupos (G1 x G2) de uma amostra (n=104). Observouse em ambos os grupos melhora significativa da ansiedade e da QV (p≤0,05). Em relação a variável depressão, não houve melhora significativa (p>0,05). Portanto, a ETNTP demonstrouse efetiva para melhora da ansiedade e QV, não observando-se melhora em sintomas depressivos.
Abstract: The physiological changes due to aging favor the development of Overactive Bladder (OAB). The present study has the objective of evaluating the effect of percutaneous tibial nerve stimulation (PTNS) on anxiety, depression and quality of life (QoL) of elderly women with SBH. This is a randomized, blind-sighted study comparing groups in a sample of 104 volunteers. Significant improvement in anxiety and QoL was observed in both groups (p≤0.05). Regarding the depression variable, there was no significant improvement (p> 0.05). Therefore, ETNTP was effective in improving only anxiety and QoL, no improvement in depression was observed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fisioterapia, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fisioterapia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.