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Título: A família e o aluno com necessidade educacional especial no espaço da escola
Autor(es): Machado, Maura Cacilda Cabral
Orientador(es): Bicalho, Rute Nogueira de Morais
Assunto: Inclusão escolar
Lar e escola
Interação social
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 12-Jan-2012
Referência: MACHADO, Maura Cacilda Cabral. A família e o aluno com necessidade educacional especial no espaço da escola. 2011. x, 84 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: É na família que a criança tem as suas primeiras interações sociais. Quando na infância, ela é inserida no contexto escolar, iniciando relações sociais mais independentes e fora do seio familiar. No ambiente da escola, a criança tem possibilidades de encontrar-se com a diversidade e aprender com o outro por meio das trocas de experiências e de vivências. Nesse sentindo, este trabalho visa compreender a importância do espaço escolar no cotidiano das crianças, particularmente dos alunos com necessidade educacional especial, enfatizando a participação de suas famílias no processo de inclusão. Participaram da pesquisa 3 alunos inclusos no ensino fundamental nas séries iniciais, 4 mães e 4 professoras. A pesquisa qualitativa foi utilizada para viabilizar os instrumentos de coleta de dados e os procedimentos de análises, em uma perspectiva de aproximar o pesquisador e os pesquisados. Foram realizadas, com todos os participantes, entrevista semiestruturada e observação do contexto escolar. A partir das falas dos participantes, os resultados foram organizados em cinco categorias e discutidos à luz da literatura da área sobre inclusão. Os alunos, as mães e os professores falaram sobre as dificuldades enfrentadas no processo de inclusão escolar e apontaram os avanços conquistados nos últimos anos, ressaltando o valor da inclusão na vida dos alunos e a importância da participação da família no espaço escolar em uma perspectiva de promover o desenvolvimento dos alunos especiais no que concerne a interação social e a aprendizagem. A pesquisa traz alguns pontos relevantes da inclusão escolar pertinente a presença e a participação da família e contribui para as questões inerentes ao processo de ensino aprendizagem do aluno especial no interior da escola.
Abstract: Children have their first social interactions in the family. In the childhood they are inserted at school context, beginning the most independent and social relationships outside the family. At school environment children have opportunities to find diversity and learn with each other through exchanges of experiences. Thus, this work aims to understand the importance of environment school in the daily children lives, particularly students with special need educational, emphasizing the participation of their families in the process of inclusion. The participants included three students of elementary schools in the initial series, four mothers and four teachers. Qualitative research was used to make possible the data collection instruments and procedures of analysis in a closer perspective of the researcher and the researched. All participants answered a semi structured interview and the school context was observed. From the speech of the participants, the results were organized into four categories and discussed based of the literature on inclusion. Students, mothers and teachers spoke about the difficulties towards of process of school inclusion, pointing out the advances made in recent years, to emphasize the importance of inclusion in students' lives and the importance of family involvement at school from the perspective of promoting the development of special students regarding social interaction and learning. The research offers some points relevant to developing educational inclusion of students, to help with issues related to teaching and learning process for the special student at school.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2418
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