Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Wiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva | - |
dc.contributor.author | Borges, João Victor Benjamim | - |
dc.identifier.citation | BORGES, João Victor Benjamim. O futebol como atrativo turístico no Brasil. 2019. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe-se analisar a evolução do turismo de futebol,
particularmente no Brasil. Em especial, como objetivo geral, busca verificar, com apoio em
literatura especializada e em questionário on-line, se o turismo de futebol mostra-se como
alternativa econômica viável para o País. Para tanto, passa-se em revista a situação dessa
modalidade de esporte no Brasil, mapeando, em seguida, equipamentos e estruturas
associados ao futebol já existentes, capazes de ampliar o fluxo turístico nacional e
internacional, sobretudo estádios e museus temáticos. O trabalho vem dividido em três partes.
No Capítulo 1, faz-se a conexão entre turismo, esporte e futebol, indicando-se, de forma
panorâmica, os conceitos básicos em cada um desses campos. No Capítulo 2, singulariza-se a
história, grandes realizações e estrutura física do futebol brasileiro. Finalmente, no Capítulo
3, os resultados de questionário eletrônico com mais de 200 participantes são discutidos. A
principal conclusão do trabalho é que existe grande potencial para a exploração do futebol
como poderoso motor para o desenvolvimento do turismo de esporte no Brasil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Turismo de eventos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Copa do Mundo (Futebol) - Brasil | pt_BR |
dc.title | O futebol como atrativo turístico no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-04T22:45:14Z | - |
dc.date.available | 2020-06-04T22:45:14Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-01 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24172 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present paper discusses the evolution and perspectives of soccer tourism,
particularly focusing on Brazil. As a general objective, it explores ─ with support from
academic literature and an online questionnaire ─ if soccer tourism is a viable economic
alternative for the country. The paper examines the present situation of this category of sport
in Brazil. It maps out equipment and other structures associated with soccer that already exist,
notably stadiums and thematic museums, which are capable of increasing the number of
national and international tourists. The paper is divided into three parts. Chapter I connects
tourism, sport, and soccer, indicating in broad terms the basic concepts in each one of these
areas. Chapter II focuses on the history, main achievements and physical infrastructure of
Brazilian soccer. Finally, in Chapter III, the results of the online poll, with over 200
participants, are discussed. The main conclusion of the paper is that there is great potential
for using soccer as a powerful vehicle for the development of tourism in Brazil. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Turismo
|