Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24172
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JoaoVictorBenjamimBorges_tcc.pdf5,24 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorWiesinieski, Lívia Cristina Barros da Silva-
dc.contributor.authorBorges, João Victor Benjamim-
dc.identifier.citationBORGES, João Victor Benjamim. O futebol como atrativo turístico no Brasil. 2019. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se analisar a evolução do turismo de futebol, particularmente no Brasil. Em especial, como objetivo geral, busca verificar, com apoio em literatura especializada e em questionário on-line, se o turismo de futebol mostra-se como alternativa econômica viável para o País. Para tanto, passa-se em revista a situação dessa modalidade de esporte no Brasil, mapeando, em seguida, equipamentos e estruturas associados ao futebol já existentes, capazes de ampliar o fluxo turístico nacional e internacional, sobretudo estádios e museus temáticos. O trabalho vem dividido em três partes. No Capítulo 1, faz-se a conexão entre turismo, esporte e futebol, indicando-se, de forma panorâmica, os conceitos básicos em cada um desses campos. No Capítulo 2, singulariza-se a história, grandes realizações e estrutura física do futebol brasileiro. Finalmente, no Capítulo 3, os resultados de questionário eletrônico com mais de 200 participantes são discutidos. A principal conclusão do trabalho é que existe grande potencial para a exploração do futebol como poderoso motor para o desenvolvimento do turismo de esporte no Brasil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTurismo de eventospt_BR
dc.subject.keywordCopa do Mundo (Futebol) - Brasilpt_BR
dc.titleO futebol como atrativo turístico no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-04T22:45:14Z-
dc.date.available2020-06-04T22:45:14Z-
dc.date.submitted2019-12-01-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24172-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present paper discusses the evolution and perspectives of soccer tourism, particularly focusing on Brazil. As a general objective, it explores ─ with support from academic literature and an online questionnaire ─ if soccer tourism is a viable economic alternative for the country. The paper examines the present situation of this category of sport in Brazil. It maps out equipment and other structures associated with soccer that already exist, notably stadiums and thematic museums, which are capable of increasing the number of national and international tourists. The paper is divided into three parts. Chapter I connects tourism, sport, and soccer, indicating in broad terms the basic concepts in each one of these areas. Chapter II focuses on the history, main achievements and physical infrastructure of Brazilian soccer. Finally, in Chapter III, the results of the online poll, with over 200 participants, are discussed. The main conclusion of the paper is that there is great potential for using soccer as a powerful vehicle for the development of tourism in Brazil.pt_BR
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.