Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24161
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VivianeFeitosaRocha.pdf264,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Teste de vigor para avaliação da qualidade fisiológica de sementes de manjericão
Autor(es): Rocha, Viviane Feitosa da
Orientador(es): Vilela, Michelle Souza
Assunto: Manjericão - cultivo
Plantas - melhoramento genético
Sementes
Data de apresentação: Jul-2019
Data de publicação: 3-Jun-2020
Referência: ROCHA, Viviane Feitosa da. Teste de vigor para avaliação da qualidade fisiológica de sementes de manjericão. 2019. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O manjericão (Ocimum spp.) se destaca no mercado de plantas condimentares e medicinais por possuir diversas finalidades. Por apresentar alogamia e alta variabilidade genética, estudos que visam identificar materiais de Ocimum spp. com melhor desempenho de germinação de sementes e posterior desenvolvimento em campo são importantes. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a porcentagem de germinação, o vigor de sementes, e os parâmetros genéticos envolvidos na germinação, de uma cultivar e de cinco genótipos de manjericão no Distrito Federal. Para isso foram realizadas as análises de qualidade fisiológica de sementes: teor de umidade, teste de germinação com quatro (%G1) e sete dias (%G2), medidas de o comprimento de radícula (CR) e hipocótilo (CH), e o teste de envelhecimento acelerado (TEA). O delineamento experimental foi inteiramente cazualizado, com três repetições, e seis tratamentos (cinco genótipos e uma cultivar comercial). A partir da análise dos dados, observou-se valores de coeficiente de variação abaixo de 30% para todas as características analisadas. Valores elevados de herdabilidade (83,14% para %G1, 87,27% para %G2 e 93,81% para TEA) e de CVg/CVe (de 1, 28 para %G1, 1,51 para %G2 e 2,24 para TEA). Os resultados para o teste de umidade demonstraram que as sementes da maioria dos tratamentos avaliados apresentaram teor de umidade inicial de 8,10% a 9,17%. Os tratamentos T2 e T6 apresentaram maiores valores médios de %G1 (61,33% e 64,66%, respectivamente)., e para %G2 o tratamento T6 apresentou o melhor resultado. No teste de envelhecimento acelerado os tratamentos T3 e T6 se destacaram com melhor qualidade fisiológica dentre os demais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.