Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24149
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MurieneDeJesusLourenco.pdf563,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Viabilidade técnica da produção de gladíolos (Gladiolus grandiflorus L.) sob sistema de cultivo protegido e orgânico
Autor(es): Lourenço, Muriene de Jesus
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto: Floricultura
Fertilização orgânica
Data de apresentação: 15-Jul-2019
Data de publicação: 2-Jun-2020
Referência: LOURENÇO, Muriene de Jesus. Viabilidade técnica da produção de gladíolos (Gladiolus grandiflorus L.) sob sistema de cultivo protegido e orgânico. 2019. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Comumente conhecido como Palma-de-Santa-Rita, o gladíolo é uma planta tuberosa da família Iridaceae, originária da África subsaariana. Suas flores são utilizadas em arranjos florais devido à variedade de cores e beleza. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as características agronômicas das plantas e flores de Gladíolo sob cultivo protegido e fertilização orgânica, como estratégia de produção sustentável e geração de renda para agricultores familiares. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, no período de março a junho de 2019, na Fazenda Água Limpa - Universidade de Brasília. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com seis tratamentos, em três repetições. Os tratamentos foram: cinco doses de esterco bovino (0, 25, 50, 75 e 100%), sendo a dose de 100% igual a 3,0 kg m-2 e uma dose de cama-de-frango, onde foi aplicado 1,5 kg m-2 . Avaliou-se altura da planta, comprimento do pendão floral, número de flores por espiga, número de botões abertos, número de botões fechados, maior perímetro da espiga, e diâmetro da maior flor. Os dados foram submetidos à análise de variância, teste de Tukey e Regressão. Os diferentes tratamentos com adubação orgânica mostraram-se satisfatórios para a cultura do gladíolo, tendo sido observado maior incremento no comprimento do pendão floral e no número de flores com o aumento das doses de esterco bovino. A utilização de esterco bovino e cama de frango é viável tecnicamente para a produção de gladíolo, proporcionando plantas de porte, pendão floral e número de flores com padrão de mercado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.