Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24145
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FlaviaBarrosGomes.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Resposta do tratamento de minirrebolos de cana-de-açúcar com fungicidas e bioestimulante no desenvolvimento de mudas pré-brotadas (MPB)
Autor(es): Gomes, Flávia Barros
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Cana-de-açúcar - cultivo
Mudas
Bioestimulantes
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 2-Jun-2020
Referência: GOMES, Flávia Barros. Resposta do tratamento de minirrebolos de cana-de-açúcar com fungicidas e bioestimulante no desenvolvimento de mudas pré-brotadas (MPB). 2019. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Dentre os numerosos entraves da produção de cana-de-açúcar no Brasil, destacam-se as falhas em brotações nos plantios dos sistemas tradicionais em decorrência do uso deficiente do solo. A tecnologia de mudas pré-brotadas (MPB) visa corrigir as falhas que possam ocorrer no plantio da cultura, pois as chances de se observar o desenvolvimento das mudas são maiores. Os padrões de sanidade, uniformidade e vigor podem ser aplicados de uma maneira mais eficiente pois a possibilidade de análise visual permite que o descarte de mudas seja feito antes do plantio. O objetivo desde trabalho foi avaliar a resposta do tratamento de minirrebolos de cana-de-açúcar com fungicidas e bioestimulante (enraizador) no desenvolvimento de características agronômicas de mudas pré-brotadas (MPB). O experimento foi conduzido em condições de viveiro na Fazenda Água Limpa (FAL-UnB) no período de janeiro a abril de 2019. Foram avaliados 6 tratamentos de minirrebolos com dose de 10 mL de produto químico diluídos em 10 mL de água conforme a seguir: tratamento 1) testemunha, sem tratamento químico somente com substrato; tratamento 2) [Fludioxonil + Metalaxyl-M®] + água; tratamento 3) [Carboxin+ Thiram®] + água; tratamento 4) [Fludioxonil + Metalaxyl-M®] + [enraizador®]; tratamento 5) [Carboxin+ Thiram®] + [enraizador®]; tratamento 6) [enraizador®]. As características avaliadas nas mudas foram altura (cm) da parte área, diâmetro do colmo (mm), número de folhas, peso matéria verde e seca das raízes e da parte aérea (g/planta). Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, com médias comparadas pelo teste Tukey a 5%. Com base na interpretação dos resultados concluir-se que os fungicidas e o bioestimulante enraizador interferiram no desenvolvimento das MPB. O tratamento com bioestimulante enraizador deu maior resultado com relação ao peso das raízes e o número de folhas. O tratamento com fungicida isolado que teve maior resultado foi com Vitavax-Thiram, para a altura e para diâmetro do colmo se equiparou ao tratamento isolado com Maxim XL. A junção de tratamentos que obteve maior resultado foi a de Maxim XL + bioestimulante enraizador, pois teve maior resposta em peso de matéria verde e seca e altura.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.