Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24143
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GiordanaSilva_LucasDourado.pdf646,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da qualidade fisiológica de sementes de gergelim (Sesamum indicum L.) das cultivares Trebol e BRS Seda
Autor(es): Silva, Giordana Cruz de Oliveira
Dourado, Lucas Simioni Lima
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Germinação
Sementes - germinação
Plantas - melhoramento genético
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 2-Jun-2020
Referência: SILVA, Giordana Cruz de Oliveira; DOURADO, Lucas Simioni Lima. Avaliação da qualidade fisiológica de sementes de gergelim (Sesamum indicum L.) das cultivares Trebol e BRS Seda. 2019. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O gergelim é uma cultura rústica, adaptada às condições de estresse hídrico, de baixa a alta tecnologia, com grãos de alto valor nutricional sendo exportado pelo Brasil. O objetivo deste trabalho foi comparar a qualidade fisiológica (germinação e vigor) de lotes de duas cultivares de gergelim sob diferentes manejos agronômicos e épocas de colheita. Avaliar a qualidade fisiológica entre lotes das cultivares Trebol e BRS Seda com e sem dessecação (lote Trebol L5) em duas épocas de colheita. Avaliar a relação entre o teste de tetrazólio e os testes de germinação, envelhecimento acelerado e condutividade elétrica, e a emergência controlada das plântulas. Utilizou-se sementes de 5 lotes da cultivar Trebol e 4 lotes da BRS Seda. Foi realizada a determinação de teor de água e conduzidos os testes de germinação, envelhecimento acelerado, emergência controlada, condutividade elétrica e tetrazólio para avaliação da qualidade fisiológica das sementes. Para análise estatística foi adotado o delineamento inteiramente casualizado com 4 repetições, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey. Pelos resultados pode se concluir que existe diferença na qualidade fisiológica dos lotes das cultivares Trebol e BRS Seda. A cultivar Trebol Lote 5 foi a única com sementes oriundas de área dessecada para a colheita e sua qualidade fisiológica não foi comprometida em relação às outras áreas com os diferentes materiais avaliados. A partir dos testes utilizados pode-se afirmar que a germinação pelo teste padrão de germinação, o envelhecimento acelerado e a emergência controlada em areia mostraram semelhantes resultados. O teste de condutividade elétrica deve ser aprimorado para avaliação de vigor em sementes de gergelim.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.