Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24135
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ThamiresDutraPinheiro.pdf858,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Frações de fósforo, colonização micorrízica e glomalina no solo em resposta a aplicação de biochar de lodo de esgoto
Autor(es): Pinheiro, Thamires Dutra
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Cultivos agrícolas
Lodo residual como fertilizante
Pirólise
Biocarvão
Data de apresentação: Jun-2019
Data de publicação: 1-Jun-2020
Referência: PINHEIRO, Thamires Dutra. Frações de fósforo, colonização micorrízica e glomalina no solo em resposta a aplicação de biochar de lodo de esgoto. 2019, 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A problemática da escassez das reservas de fósforo (P), e todas as suas implicações, traz consigo a necessidade de alternativas de fontes sustentáveis e renováveis deste nutriente. A utilização de resíduos ricos em P, pirolisados, como o biochar de lodo de esgoto (BLE), vêm se mostrando promissora na melhoria de diversos parâmetros da qualidade do solo e na produtividade das culturas agrícolas. Trabalhos recentes têm demonstrado que o BLE é uma fonte de P para as plantas. Apesar disso, ainda há dúvidas sobre a natureza do P presente no BLE e o seu comportamento no solo influenciado pela ação de fungos micorrízicos arbusculares (FMA). Em vista disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de BLE obtido em diferentes temperaturas de pirólise nas frações do P do solo, colonização micorrízica, glomalina e na produtividade de grãos de milho. Para isso realizou-se um estudo aplicando-se 15 t ha-1 de BLE produzidos a 300 ºC (BC 300) e 500 ºC (BC 500) no cultivo de milho. Foram determinados os teores de P total (Pt), orgânico (Po), inorgânico (Pi) e disponível (Pdisp) do solo, taxa de colonização micorrízica e teor de glomalina facilmente extraível após o florescimento do milho, avaliando-se as raízes e o solo rizosférico. Em média, os BC’s aumentaram em 90%, 242%, 73% e 1033% as frações Pt, Po, Pi e Pdisp, respectivamente, em relação ao controle. A adubação com NPK e BC 300 promoveram maiores taxas de colonização micorrízica. As aplicações do BLE, independente da temperatura de pirólise, possibilitaram produtividades de grãos que se equivaleram a aplicação de fertilizante mineral (NPK) e maiores do que o controle. Deste modo, os resultados do presente estudo demonstram que o BLE é uma fonte de P equilibrada entre as frações orgânica e inorgânica, capaz de fornecer este nutriente ao longo dos cultivos agrícolas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.