Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24130
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_EllenGrizaWickert.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Eficiência de uso de nitrogênio (15N) pelo milho sob efeito residual de biochar de lodo de esgoto
Autor(es): Wickert, Éllen Griza
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Lodo residual como fertilizante
Biocarvão
Nitrogênio na agricultura
Data de apresentação: 1-Jul-2019
Data de publicação: 1-Jun-2020
Referência: WICKERT, Éllen Griza. Eficiência de uso de nitrogênio (15N) pelo milho sob efeito residual de biochar de lodo de esgoto. 2019. 38 p., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O biochar obtido pela pirólise do lodo de esgoto (LE) é uma alternativa para tornar este resíduo útil para uso agrícola. Devido às características físico-químicas e a presença de nitrogênio (N) no biochar de LE, o seu uso pode aumentar a eficiência da adubação nitrogenada nos cultivos. No entanto, ainda há escassez de informação sobre o efeito residual do biochar de LE sobre a eficiência de uso de N pelo milho. O presente estudo teve por objetivo avaliar o efeito residual de biochar de LE obtidos a diferentes temperaturas de pirólise na eficiência do uso de N pelo milho. Para isso foram estudados na Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília os seguintes tratamentos de um experimento instalado em blocos ao acaso com três repetições: 1) Adubação mineral com NPK; 2) Biochar produzido a 300 °C e NPK (BC300 + NPK); 3) Biochar produzido a 500 °C e NPK (BC500 + NPK). Foram determinados os teores de N total (NT), N derivado do solo (NDS), N derivado do fertilizante mineral (NDFM) e eficiência de recuperação do fertilizante nitrogenado (ERNF) em grãos e na palhada do milho. O BC500 +NPK proporcionou maior eficiência no uso do fertilizante mineral nitrogenado pelo milho. Entretanto, maiores valores de NT foram obtidos com o BC300 + NPK, por apresentar maior teor de N e ser mais lábil comparado com o BC500. Não houve aumento da produtividade de grãos com o uso do biochar, porém o efeito residual do biochar aumentou a massa da palhada do milho. Portanto, os resultados do presente trabalho indicam que o biochar de LE apresenta efeito residual, de pelo menos dois anos, permitindo melhora na utilização do nitrogênio, reduzindo o uso de fertilizantes minerais pela agricultura.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.