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Título: Desenvolvimento e aplicação de software para determinação da classe textural no ensino de Ciência do Solo
Autor(es): Souza, Ana Clara Barbosa de
Orientador(es): Leão, Tairone Paiva
Assunto: Solos - classificação
Tecnologia da informação
Granulometria
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 1-Jun-2020
Referência: SOUZA, Ana Clara Barbosa de. Desenvolvimento e aplicação de software para determinação da classe textural no ensino de Ciência do Solo. 2019. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A textura do solo é uma propriedade física utilizada na classificação dos solos, sendo de fundamental auxílio a agrônomos e demais profissionais quanto às definições de uso e manejo do solo. A textura pode ser determinada através de um teste de campo ou análise textural: método da pipeta ou método do hidrômetro. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um software que determina a classe textural de solos para auxiliar em atividades delaboratórios de física do solo que utilizam o método do hidrômetro, e avaliar sua eficiência como software educacional para a disciplina de Fundamentos de Ciência do Solo. Também foi avaliado por meio de um questionário composto por oito afirmativas aplicado a vinte e um estudantes de Agronomia da Universidade de Brasília suas perspectivas referentes a qualidade do software desenvolvido e ademais, a posição dos estudantes quanto ao cenário atual do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como metodologia educacional. O programa foi desenvolvido com em linguagem Java®, sendo o código compilado utilizando o software de licença pública Netbeans IDE versão 8.2. A validação do programa foi feita utilizando dados obtidos em trabalhos anteriores e aulas práticas do Laboratório de Física do Solo da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária. O software pode ser usado na prática de laboratórios de análise de textura, tanto pela efetividade dos seus resultados como pela facilidade de implementação. Demonstrou-se eficiente como software educativo considerando as boas avaliações dadas aos critérios de funcionalidade e usabilidade pelos estudantes. Foi observada significativa insatisfação pelos estudantes de quanto ao atual uso das Tecnologias da Informação como metodologia educacional. Propõe-se como necessário um estudo no curso de Agronomia de outras instituições de ensino superior (IES) no sentido de tornar as conclusões mais abrangentes e completas, buscando avaliar o quadro atual do uso de TICs como metodologia educacional.
Abstract: Soil texture is a physical property used in the classification of soils, being fundamental for the aid to agronomists and for the domain of land and soil use. The texture can be determined through a field test or a textural analysis: the pipette method or the hydrometer method. The objective of this research was the development of a software that determines the textural class of soils to assist in activities of soil physics laboratories that use the hydrometer method and to evaluate its efficiency as educational software for the soil science fundamentals. It was also measured through a questionnaire composed of eight statements applied to twenty-one students software developed and in addition, the position of the students regarding the current scenario of the use of Information Technologies (TICs) as educational methodology. The program was developed in Java® language, the code being compiled using the Netbeans IDE version 8.2 public license software. The validation of the program was done using data obtained in previous works and practical classes of the Laboratory of Soil Physics of the Faculty of Agronomy and Veterinary Medicine. The software can be used in the practice of texture analysis laboratories, both for the effectiveness of its results and for ease of implementation. It has been shown to be efficient as educational software considering the good evaluations given to the criteria of functionality and usability by the students. Significant dissatisfaction was observed among students about the current use of Information Technology as an educational methodology. It is proposed as a necessary study in the Agronomy course of other higher-level education institutions (IES) in order to make the conclusions more comprehensive and complete, seeking to evaluate the current picture of the use of TIC as an educational methodology.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
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