Título: | Tecnologia assistiva no paraesporte juvenil : um modelo de intervenção junto a terapia ocupacional |
Autor(es): | Lima, Paloma Barbosa de |
Orientador(es): | Alves, Ana Cristina de Jesus |
Assunto: | Adolescência Esportes paralímpicos |
Data de apresentação: | 29-Nov-2018 |
Data de publicação: | 1-Jun-2020 |
Referência: | LIMA, Paloma Barbosa de. Tecnologia assistiva no paraesporte juvenil: um modelo de intervenção junto a terapia ocupacional. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Introdução: O objetivo desse estudo foi apresentar o processo de indicação, escolha e acompanhamento de TA para o esporte de adolescentes com deficiência que estão em competição a partir de um modelo teórico de TA validado na literatura. Método: Foi utilizado metodologia de estudo de caso intervenção, com análise quantitativa em 3 adolescentes de 12 a 18 anos, que praticam modalidades Bocha e Parabadmintom em um Centro Esportivo. Utilizou-se as avaliações: Questionário de Caracterização, Avaliação da satisfação do usuário com a tecnologia assistiva de Quebec B Quest (2.0), Avaliação de tecnologia assistivaPredisposição ao Dispositivo, Critério Brasil e Relatório de Intervenção. Resultados: A renda dos adolescentes variou-se em C1 (moderada) e B2 (baixa). As TA utilizadas, como ponteira e cinto torácico, eram improvisados por familiares e treinadores, sem ajuda de profissionais especializados, por falta de conhecimento e aplicabilidade das políticas públicas. Fatores pessoais como pouca privacidade e autonomia afetaram os adolescentes no paraesporte, além do desconforto e aparência do dispositivo. Notou-se satisfação prejudicada antes da intervenção por fatores relacionados ao dispositivo e seu contexto. Após a intervenção a satisfação saltou positivamente devido a assistência no acompanhamento individual a esses fatores. Discussão e Conclusão: O uso do modelo norteou positivamente a intervenção de tecnologia no paraesporte, além da participação do profissional especialista em tecnologia assistiva juntamente ao cliente, cuidador e profissional na indicação de dispositivo assistivo de forma contínua no paraesporte. Esse processo foi fundamental para satisfação e efetividade com o uso de TA no paraesporte. Sugere-se mais estudos nesta área. |
Abstract: | Introduction: The objective of this study was to present the process of indication, choice and follow-up of AT for the sport of adolescents with disabilities who are in competition from a theoretical model of TA validated in the literature. Method: Intervention case study methodology was used, with quantitative analysis in 3 adolescents aged 12 to 18 years, who practice Bocha and Parabadmintom modalities in a Sports Center. We used the evaluations: Characterization Questionnaire, Evaluation of user satisfaction with Assistive Technology of Quebec B Quest (2.0), Assessment of Assistive Technology - Device Predisposition, Brazil Criteria and Intervention Report. Results: Adolescent income varied in C1 (moderate) and B2 (low). The TA used, such as the tip and chest belt, were improvised by family and coaches, without the assistance of specialized professionals, due to lack of knowledge and applicability of public policies. Personal factors such as low privacy and autonomy affected teens in the show, as well as the discomfort and appearance of the device. Impaired satisfaction before intervention was noted by factors related to the device and its context. After the intervention the satisfaction jumped positively due to the assistance in the individual accompaniment to these factors. Discussion and Conclusion: The use of the model guided positively the intervention of technology in the paraport, besides the participation of the professional specialist in assistive technology together with the client, caregiver and professional in the indication of assistive device in a continuous way in the paraport. This process was fundamental for satisfaction and effectiveness with the use of TA in sports. Further studies in this area are suggested. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018. |
Aparece na Coleção: | Terapia Ocupacional
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