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dc.contributor.advisorPontes, Tatiana Barcelos-
dc.contributor.authorMartins, Danyelle Souza-
dc.identifier.citationMARTINS, Danyelle Souza. O conceito de participação para a terapia ocupacional no Brasil: uma análise integrativa da literatura. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Terapia Ocupacional, 2018.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A Terapia Ocupacional é uma área de conhecimento que se dedica à promoção da saúde e bem-estar através das ocupações com objetivo central de viabilização da participação nas ocupações. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde ressalta que o acesso à participação está relacionado à funcionalidade e que a limitação e restrição deste liga-se à condição de incapacidade das pessoas. Nesse sentido, a participação é uma área de desempenho da Terapia Ocupacional que precisa ser compreendida para o embasamento da prática da profissão. Entretanto, as definições e conceitos de participação são ainda diferentes entre si, sendo grande parte de literatura internacional, desta forma, faz-se necessário investigar o entendimento de terapeutas ocupacionais brasileiros sobre o termo participação. Objetivos: Este trabalho tem como objetivo identificar o entendimento de terapeutas ocupacionais brasileiros sobre participação. Método: Estudo do tipo revisão integrativa, sequenciado em seis etapas: a identificação do tema e seleção da questão de pesquisa; estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão; identificação dos estudos préselecionados; categorização dos estudos selecionados; análise e interpretação dos resultados; apresentação da revisão/síntese do conhecimento. Resultados: Foram encontrados 203 documentos sendo 11 duplicatas, selecionados 15 materiais para leitura integral os quais 6 foram utilizados neste estudo. Os resultados foram destacados nas categorias: identificação do conceito de participação, restrição à participação, fatores que são favoráveis à participação, relação com a terapia ocupacional. Conclusão: Conclui-se que a participação é um elemento necessário à prática da Terapia Ocupacional e que fortalece o estado de bem-estar e a qualidade de vida.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subject.keywordQualidade de vidapt_BR
dc.subject.keywordTerapeuta ocupacional - prática profissionalpt_BR
dc.titleO conceito de participação para a terapia ocupacional no Brasil : uma análise integrativa da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-01T22:40:34Z-
dc.date.available2020-06-01T22:40:34Z-
dc.date.submitted2018-12-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24119-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Introduction: The Occupational Therapy is a knowledge field which is dedicated to health promotion and well-being through occupation, whose main objective is to allow participation in daily life activities. The International Classification of Functioning, Disability and Health emphasizes that the access to participation is related to functionality and that its limitation and restriction is linked to the condition of incapacity of persons. In this regard participation is a performance area of the Occupational Therapy field and it needs to be understood for the professional practice foundation. However, the definitions and concepts of participation are still different, some being part of international literature, in this way, it is necessary to investigate the understanding of Brazilian occupational therapists about the term participation. Objectives: The objective of this review is to identify the knowledge of Brazilian occupational therapists about participation. Methodology: qualitative studies as an integrative review, sequenced in six stages: the identification of the theme and selection of the research question; establishment of the inclusion and exclusion criteria; identification of pre-selected and selected studies; categorization of selected studies; analysis and interpretation of results; presentation of knowledge review / synthesis. Results: 203 documents have been found, 11 of which are duplicates, and 15 materials have been selected for integral reading; 6 were used for this study. The results were pointed out in the following categories: identification of the concept of participation, restriction to participation, considerations that are supporters of participation and the relation to the Occupational therapy. Conclusion: Participation is an essential and necessary element for the Occupational Therapy practice, and it raises the wellbeing state and life quality.pt_BR
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