Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24108
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_WarleyPereiraDoNascimentoSilva_tcc.pdf971,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise do perfil e nível de conhecimento sobre investimentos dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília
Autor(es): Silva, Warley Pereira do Nascimento
Orientador(es): Santos, Wagner Rodrigues dos
Assunto: Estudantes universitários - Ciências Contábeis
Investimentos
Educação financeira
Finanças pessoais
Data de apresentação: 25-Jun-2019
Data de publicação: 31-Mai-2020
Referência: SILVA, Warley Pereira do Nascimento. Uma análise do perfil e nível de conhecimento sobre investimentos dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília. 2019. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este estudo teve o objetivo de analisar o perfil dos discentes de ciências contábeis da Universidade de Brasília em relação a investimentos. Foram avaliados, por meio de um questionário de 11 questões, alunos iniciantes e formandos. Em relação ao grau de conhecimento, foram escolhidas alternativas de 10 investimentos mais comuns no Brasil onde os respondentes assinalavam quais conheciam e quais eram de maior risco e menor risco. Em relação ao perfil foi perguntado em qual o aluno se considerava e qual tipo de investimento ele faria se disponibilizasse do valor de R$5.000,00 para investir hoje e resgatar depois de um ano. Em geral os alunos apresentaram um perfil mais conservador e moderado. O fator gênero influenciou nas respostas. Os homens apresentaram um nível maior de conhecimento e realizam mais investimentos, enquanto as mulheres se demonstraram mais conservadoras. Foi possível observar um nível baixo de conhecimento dos alunos iniciantes o que pode ser explicado pela falta de contato com assunto finanças pessoais, já os alunos formandos demonstram ter um nível de conhecimento maior que pode ter sido decorrente a um contato com matérias de finanças na Universidade de Brasília. A percepção risco/retorno em geral não foi observada como consistente entre todos alunos. O perfil dos alunos está de acordo com os investimentos que fazem sendo os mais conservadores aplicando em investimento de menor risco e os mais arrojados em investimento de maior risco.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.