Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24103
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MauricioAlvesMoreiraRosa_tcc.pdf681,94 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Satisfação do ensino presencial em comparação ao ensino a distância : um estudo da percepção de graduandos em Ciências Contábeis
Autor(es): Rosa, Maurício Alves Moreira
Orientador(es): Morgan, Beatriz Fátima
Assunto: Ensino à distância
Ensino superior
Ciências Contábeis - ensino superior
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 22-Mai-2020
Referência: ROSA, Maurício Alves Moreira. Satisfação do ensino presencial em comparação ao ensino a distância: um estudo da percepção de graduandos em Ciências Contábeis. 2019. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O Ensino a Distância vem conquistando um espaço significativo na preferência dos ingressantes na educação de ensino superior. Por isso, comparar a satisfação dos alunos dessa nova modalidade de ensino com a satisfação dos alunos da modalidade de ensino presencial é uma maneira de observar a eficiência das modalidades de ensino. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi comparar a satisfação dos alunos do ensino presencial do curso de graduação em Ciências Contábeis com os do ensino a distância. Para tanto, a pesquisa utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, com escala de sete pontos tipo Likert aplicado a uma amostra de 185 estudantes do ensino presencial e 73 estudantes do ensino a distância. Assim sendo, a análise dos dados foi pautada em uma abordagem quantitativa com a aplicação dos questionários de maneira online dividido em quarenta e quatro questões que englobam sete construtos, a saber: Envolvimento do Professor; Interesse do Estudante; Envolvimento e Percepção do Estudante; Interação Estudante-Professor; Demandas do curso; Organização do curso e Satisfação Geral. Essa análise verificou que o processo de ensinoaprendizagem conduzido pelo ensino presencial e ensino a distância atende aos anseios dos estudantes nos construtos pesquisados com destaque para os alunos do ensino presencial que apresentaram uma diferença da satisfação em três dos construtos pesquisados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.