Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24089
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FelipePereiraCoelhoMourao_tcc.pdf657,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise técnica na previsão do movimento do preço da Bitcoin
Autor(es): Mourão, Felipe Pereira Coelho
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Bitcoin
Hipótese dos Mercados Eficientes
Criptomoeda
Data de apresentação: 29-Mai-2018
Data de publicação: 22-Mai-2020
Referência: MOURÃO, Felipe Pereira Coelho. Análise técnica na previsão do movimento do preço da Bitcoin. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As criptomoedas são um novo mercado em expansão e já são pensadas, além de moeda, como uma nova forma de investimento. Face a essa realidade, cria-se a possibilidade de utilização de um instrumento de previsão de preços muito utilizado no mercado acionário: a análise técnica. A Hipótese de Mercado Eficiente, na sua forma fraca, nega a validade de tal ferramenta e considera que não é possível ter ganhos anormais observando os preços passados já que o preço segue um movimento aleatório. Este estudo tem por objetivo verificar a validade preditiva da análise técnica na movimentação do preço da bitcoin, mediante uma avaliação da ocorrência dos sinais de alta e baixa nos preços dados pelos indicadores técnicos e a relação com o movimento do preço subsequente aos sinais. Foram submetidos à análise técnica os preços da bitcoin, em dólares, do índice CoinDesk Bitcoin Price Index (XBP), de janeiro de 2012 a março de 2018 a fim de obter sinais de alta e baixa nos preços da bitcoin, assim como verificar a confirmação dos sinais com o movimento subsequente do preço, classificando-os em sinais verdadeiros ou falsos. Os resultados totais, submetidos a estatística, evidenciaram que os indicadores emitiram mais sinais falsos do que verdadeiros. Sendo assim, não foi possível validar a análise técnica como um instrumento de previsão dos preços da bitcoin, o que valida a teoria da Hipótese de Mercado Eficiente, na forma fraca, para esse ativo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Ciências da Informação e Documentação, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.