Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24088
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarceloMouraMendesAugusto_tcc.pdf274,2 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conformidade das grades curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis em universidades federais à proposta do Conselho Federal de Contabilidade
Autor(es): Augusto, Marcelo Moura Mendes
Orientador(es): Silva, Rosane Maria Pio da
Assunto: Contabilidade - estudo e ensino
Contadores - formação profissional
Ciências Contábeis - ensino superior
Data de apresentação: 28-Jun-2019
Data de publicação: 22-Mai-2020
Referência: AUGUSTO, Marcelo Moura Mendes. Conformidade das grades curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis em universidades federais à proposta do Conselho Federal de Contabilidade. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A qualidade da formação acadêmica está relacionada à estruturação de uma grade curricular ampla, sólida e coerente com as necessidades profissionais. Em 2009, o Conselho Federal de Contabilidade editou uma proposta nacional de conteúdo para os cursos de graduação em Contabilidade, distribuindo a carga horária exigida em 3 eixos temáticos: básico, profissional e teórico-prático. O presente estudo tem o objetivo de identificar a compatibilidade das grades curriculares de cursos de Contabilidade das universidades federais públicas com a proposição do conselho de classe. Para o alcance da pesquisa, através de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, procedeu-se à consulta da grade curricular das 36 universidades públicas que ofertam o curso. A partir da classificação de todas as disciplinas aos respectivos eixos temáticos, a porcentagem de carga horária total destinada a cada eixo foi comparada à sugerida pelo CFC, sendo a análise das universidades agrupada por região geográfica. No que tange à compatibilidade, verificou-se a grande oferta de disciplinas teórico-práticas na Região Sudeste e do eixo profissional na Região Sul, mas, de modo geral, poucas diferenças significantes. O estudo permite a inferência de que as universidades federais públicas distribuem sua carga horária nos 3 eixos de formação de maneira semelhante à sugerida pela proposta.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.