Título: | Conformidade das grades curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis em universidades federais à proposta do Conselho Federal de Contabilidade |
Autor(es): | Augusto, Marcelo Moura Mendes |
Orientador(es): | Silva, Rosane Maria Pio da |
Assunto: | Contabilidade - estudo e ensino Contadores - formação profissional Ciências Contábeis - ensino superior |
Data de apresentação: | 28-Jun-2019 |
Data de publicação: | 22-Mai-2020 |
Referência: | AUGUSTO, Marcelo Moura Mendes. Conformidade das grades curriculares dos cursos de graduação em Ciências Contábeis em universidades federais à proposta do Conselho Federal de Contabilidade. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A qualidade da formação acadêmica está relacionada à estruturação de uma grade curricular ampla, sólida e coerente com as necessidades profissionais. Em 2009, o Conselho Federal de Contabilidade editou uma proposta nacional de conteúdo para os cursos de graduação em Contabilidade, distribuindo a carga horária exigida em 3 eixos temáticos: básico, profissional e teórico-prático. O presente estudo tem o objetivo de identificar a compatibilidade das grades curriculares de cursos de Contabilidade das universidades federais públicas com a proposição do conselho de classe. Para o alcance da pesquisa, através de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, procedeu-se à consulta da grade curricular das 36 universidades públicas que ofertam o curso. A partir da classificação de todas as disciplinas aos respectivos eixos temáticos, a porcentagem de carga horária total destinada a cada eixo foi comparada à sugerida pelo CFC, sendo a análise das universidades agrupada por região geográfica. No que tange à compatibilidade, verificou-se a grande oferta de disciplinas teórico-práticas na Região Sudeste e do eixo profissional na Região Sul, mas, de modo geral, poucas diferenças significantes. O estudo permite a inferência de que as universidades federais públicas distribuem sua carga horária nos 3 eixos de formação de maneira semelhante à sugerida pela proposta. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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