Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24083
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JakelinePatriciaSantos_tcc.pdf397 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Penalização aos auditores independentes no mercado de capitais brasileiro : perfil dos profissionais
Autor(es): Santos, Jakeline Patrícia
Orientador(es): Dantas, José Alves
Assunto: Auditoria
Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
Auditores
Data de apresentação: 27-Jun-2019
Data de publicação: 21-Mai-2020
Referência: SANTOS, Jakeline Patrícia. Penalização aos auditores independentes no mercado de capitais brasileiro: perfil dos profissionais. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo da pesquisa é analisar o perfil dos auditores que foram processados pela CVM, as principais motivações para a instauração dos processos e as penalidades aplicadas aos auditores externos e/ou firmas de auditoria. Para alcance da proposta foram analisados 76 processos administrativos, referente ao período do ano 2000 a 2017.Os resultados das estatísticas descritivas demonstraram morosidade no tempo necessário para a abertura dos processos em comparação ao tempo de julgamento, visto que, o tempo médio para abertura foi de 1.072 dias e, o tempo de julgamento, foi de 858 dias. Além disso, constatou-se que as infrações mais recorrentes estão relacionadas a fase de planejamento e execução dos trabalhos e a penalidade mais comum é a aplicação de multas. Por meio do teste de dependência entre as variáveis analisadas, verificou-se representatividade no nível de penalidades aplicadas (Pen25 ou Pen50), sendo positivamente relacionadas com: recorrência dos acusados, identificação de empecilhos nos relatórios anuais ou trimestrais ou laudo de auditoria e a realização de auditoria em desacordo com as normas. Observou-se com relação negativa: a característica de big four na firma de auditoria, logo, as penalidades tendem a serem relativamente brandas e os tempos de abertura e de julgamentos e a tipificação dos problemas como atuação irregular do auditor.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.