Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24081
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_JanainaGomesDaSilva_tcc.pdf936,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção dos contadores que atuam na área tributária : conhecimentos e disparidades frente à universidade e o mercado de trabalho
Autor(es): Silva, Janaína Gomes da
Orientador(es): Vieira, Eduardo Tadeu
Assunto: Ciências Contábeis - ensino superior
Contadores - prática profissional
Data de apresentação: 4-Jul-2019
Data de publicação: 21-Mai-2020
Referência: SILVA, Janaína Gomes da. Percepção dos contadores que atuam na área tributária: conhecimentos e disparidades frente à universidade e o mercado de trabalho. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de CCrso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo verificar as percepções dos profissionais atuantes na área tributária do Distrito Federal a respeito dos seus conhecimentos em Ciências Contábeis e sobre as supostas diferenças entre a teoria e a prática contábil. O procedimento utilizado para a coleta de dados foi a aplicação de um questionário em escala Likert, que mede o nível e concordância ou discordância para as afirmativas selecionadas. A pesquisa contou com uma amostra de 46 profissionais já estabelecidos no mercado de trabalho, sendo a maioria do gênero masculino, com idade média de 34 anos e oriundos majoritariamente de instituições de ensino privadas. Para análise das percepções sobre o curso de Ciências Contábeis e sobre os seus próprios conhecimentos na área, foram feitos comparativos entre os dados obtidos. Os resultados demonstraram que os profissionais de mercado não se sentiam totalmente confiantes para atuarem em suas funções, dado os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da graduação, e que ao ingressarem no mercado de trabalho, os seus conhecimentos foram melhor desenvolvidos. Esta pesquisa, portanto, verificou que o processo de formação do conhecimento ocorre através da junção entre teoria e prática, e não apenas com uma ou outra. Além disso, ao opinarem sobre a importância da qualificação profissional, a maioria absoluta foi enfática ao concordar que uma formação científica de qualidade é fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento da carreira.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.