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dc.contributor.advisorPereira, Clésia Camilo-
dc.contributor.authorCirqueira, Cláudio Martins-
dc.identifier.citationCIRQUEIRA, Cláudio Martins. Educação fiscal nas universidades brasileiras e estrangeiras: uma avaliação das ementas do curso de Ciências Contábeis. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral dessa pesquisa é realizar um levantamento das universidades nacionais e universidades estrangeiras melhores avaliadas, que apresentam no currículo do curso de Ciências Contábeis o tema Educação Fiscal. Afim de verificar como o assunto é apresentado, foi realizada a análise do conteúdo das ementas das disciplinas relacionadas. Os objetivos específicos se destacam por: identificar quantas universidades abordam na grade curricular do curso de Ciências Contábeis o assunto Educação Fiscal, avaliar as ementas das disciplinas e comparar os conteúdos ministrados. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, de natureza qualitativa, foram utilizados os métodos estudo de caso e pesquisa bibliográfica. Na análise, a busca das universidades estrangeiras envolveu a seleção das 100 melhores universidades do mundo de acordo com um ranking universitário fornecido pelo QS World University Rankings, considerando o ano de 2018. Já as universidades brasileiras foram selecionadas as 100 melhores avaliadas no curso de Ciências Contábeis pelo Ranking Universitário Folha de 2018, que lista as instituições brasileiras a partir de indicadores de pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. Concluiu-se que dentre as universidades estrangeiras, nenhuma aborda o tema Educação Fiscal. Já as nacionais, 7 universidades abordam o tema e ensinam conteúdos como política fiscal, controle social, cidadania, Sistema Tributário Nacional e transparência. Foi observado que existe certa carência nos cursos de Ciências Contábeis em relação ao tema Educação Fiscal. A falta de abordagem e discussão do assunto acaba sendo um bloqueio para a conscientização do profissional que, como cidadão, deve ser atuante para a melhoria de vida da sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação fiscalpt_BR
dc.subject.keywordCiências Contábeis - ensino superiorpt_BR
dc.titleEducação fiscal nas universidades brasileiras e estrangeiras : uma avaliação das ementas do curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-21T23:06:02Z-
dc.date.available2020-05-21T23:06:02Z-
dc.date.submitted2018-11-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24080-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this research is to make a survey of the best evaluated national and foreign universities, which are part of the course of Accounting Sciences, the subject Fiscal Education. The purpose is to find out how the subject is being presented, and for this, an analysis was made of the content of the related subjects' papers. The people who stand out are those found in the curriculum of the course in Accounting Sciences worldwide Tax Education; evaluate the disciplines and compare the content taught. The research is located exploratory, of qualitative nature, having as research method the case study and the bibliographic research. For an analysis of foreign universities, the selection of the 100 best universities in the world, according to a university ranking conducted by QS World University Rankings, considering the year 2018. By the Ranking Universitário Folha of 2018, which lists the Brazilian institutions course of Accounting Sciences from indicators of research, teaching, market, internationalization and innovation. You must have access to foreign areas if you do not have one Fiscal Education. As for the national, 7 professionals approach the theme and teach as fiscal policy, social control, citizenship, National Tax System and Transparency. It was observed that there is a discipline in accounting sciences courses in relation to the subject of Fiscal Education. The lack of approach and discussion turns out to be a blockage for the conscientization of the professional, who as citizen should be active to improve the life of society.pt_BR
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