Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24074
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DarllanRicardoDaSilva_tcc.pdf427,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Convergência do relatório do comitê de auditoria das empresas estatais federais e entidades fechadas de previdência complementar às melhores práticas normativas regulamentares do Instituto Brasileiro De Governança Corporativa
Autor(es): Silva, Darllan Ricardo da
Orientador(es): Cunha, José Humberto da Cruz
Assunto: Governança corporativa
Empresas públicas
Data de apresentação: 27-Nov-2018
Data de publicação: 21-Mai-2020
Referência: SILVA, Darllan Ricardo da. Convergência do relatório do comitê de auditoria das empresas estatais federais e entidades fechadas de previdência complementar às melhores práticas normativas regulamentares do Instituto Brasileiro De Governança Corporativa. 2018. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Com o intuito de aprimorar os mecanismos de governança das empresas estatais e Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), o legislador infraconstitucional tornou obrigatória, por meio de normativos legais, a criação do Comitê de Auditoria para as empresas estatais e para determinadas EFPC. No escopo de seu trabalho, o Comitê de Auditoria deve emitir relatório apresentando os trabalhos realizados no âmbito de sua competência. No entanto, como cada setor possui peculiaridades inerentes ao seu negócio, os relatórios emitidos pelos órgãos de governança, em que pese possua similaridades, devem ser ajustados para que possam refletir o objeto analisado. Assim, este trabalho tem como objetivo principal comparar as principais características do relatório emitido pelo Comitê de Auditoria das Entidades Fechadas de Previdência Complementar e das empresas estatais no âmbito do Governo Federal com as características do relatório sugerido pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, a fim de analisar a convergência dos normativos legais ao relatório proposto pelo IBGC, onde se concluiu que, de forma geral, há congruência com as normas para a elaboração do relatório.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Ciências da Informação e Documentação, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.