Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24070
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_HeitorDomingosDaSilva_tcc.pdf397,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino superior em contabilidade : um levantamento da produção científica em periódicos nacionais
Autor(es): Silva, Heitor Domingos da
Orientador(es): Silva, Rosane Maria Pio da
Assunto: Contabilidade - estudo e ensino
Periódicos científicos
Data de apresentação: 28-Jun-2019
Data de publicação: 20-Mai-2020
Referência: SILVA, Heitor Domingos da. Ensino superior em contabilidade: um levantamento da produção científica em periódicos nacionais. 2019. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Ao longo dos anos, tem-se observado o crescimento e valorização do Ensino Superior em Contabilidade no Brasil representado pelo o aumento da quantidade de matriculas e do fortalecimento dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu na área. A partir desse crescimento, aumenta também a importância do incentivo à pesquisa para produção cientifica. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo fazer um levantamento da produção científica em Ensino Superior em Contabilidade publicada em periódicos nacionais. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com estratégia de investigação bibliográfica e utilização de técnicas bibliométricas. A coleta de dados foi feita por meio do site “Spell”, resultando na composição de 98 artigos no período de 2008 a 2018. Entre os resultados, destaca-se: (1) os periódicos que mais publicaram, sendo a Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Contexto, Revista de Contabilidade e Organizações, Revista Catarinense da Ciências Contábeis, Revista Universo Contábil, Revista Mineira de Contabilidade; (2) as áreas temáticas mais pesquisadas são a ensino/educação contábil, contabilidade gerencial/controladoria e mercado de trabalho; (3) em relação à origem dos autores, a USP foi a instituição que contou com o maior número de autores; (4) observou-se que os autores que possuem o título de doutor foram os que mais apareceram e as parcerias entre doutores e mestres foram as mais estabelecidas; (5) em relação à metodologia, o tipo de pesquisa mais utilizado é a descritiva e os procedimentos são survey, bibliográfico/bibliométrico; (6) quanto ao local de estudo para obtenção de dados, os mais utilizados foram as IES públicas e o âmbito federal foi o mais aplicado para o alcance das pesquisas; (7) dos estudos investigados, quase 80% sugeriram ideias para pesquisas futuras.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.