Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Rosane Maria Pio da | - |
dc.contributor.author | Matos, Eduardo Pereira | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Eduardo Pereira. Análise comparativa da profissão e do ensino contábil entre os países do Mercosul. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018 | pt_BR |
dc.description.abstract | A globalização aproximou as relações políticas e econômicas entre diferentes países, o que
ocasionou a formação de blocos econômicos com o intuito de fortalecer essas relações. Deste
modo, o mercado globalizado exige cada vez mais preparo dos profissionais. Na área contábil,
a graduação é o início do aprendizado e da qualificação do profissional que se dedica à
contabilidade. Assim, surge o seguinte questionamento: quais são as prerrogativas educacionais
e regimentais para o exercício da profissão contábil no âmbito dos países integrantes do
Mercosul? Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é comparar os aspectos educacionais e
regimentais exigidos ao profissional que almeja o exercício da atividade contábil no âmbito dos
países integrantes do Mercosul. Para tanto, foi feito uma pesquisa exploratória a qual se iniciou
com a seleção dos países que são membros efetivos do Mercosul e, em seguida, foi obtido a
legislação referente à profissão em cada país. Posteriormente, selecionou-se as matrizes
curriculares da graduação de Ciências Contábeis das Universidades Federais representantes das
capitais de cada país. Desta forma, foi realizado a comparação da profissão e do ensino contábil
nos países estudados. Como resultado, ficou constatado que apesar das diferenças existentes
entre as legislações que regem a profissão nos países estudados, existem muitas semelhanças
no ensino. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | MERCOSUL | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências Contábeis - ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contadores - formação profissional | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa da profissão e do ensino contábil entre os países do Mercosul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-20T23:02:49Z | - |
dc.date.available | 2020-05-20T23:02:49Z | - |
dc.date.submitted | 2018-06-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24069 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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