Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24064
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CassioWillerMarraJunior_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Exame de suficiência em contabilidade : um estudo sobre a convergência dos conteúdos das matrizes curriculares de instituições de ensino superior do Distrito Federal
Autor(es): Marra Júnior, Cássio Willer
Orientador(es): Silva, Rosane Maria Pio da
Assunto: Convergência contábil
Exame de Suficiência Contábil
Contabilidade - estudo e ensino
Data de apresentação: 22-Nov-2018
Data de publicação: 20-Mai-2020
Referência: MARRA JÚNIOR, Cássio Willer. Exame de suficiência em contabilidade: um estudo sobre a convergência dos conteúdos das matrizes curriculares de instituições de ensino superior do Distrito Federal. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O Exame de Suficiência em Contabilidade passou a ser obrigatório para ingresso na carreira contábil. O Conselho Federal de Contabilidade usa a prova para assegurar o nível mínimo de serviço e conhecimento aos usuários. É possível notar que as taxas de aprovação nos últimos anos têm sido insatisfatórias, tanto no Distrito Federal quanto em âmbito Nacional. Nesse contexto, o presente trabalho busca identificar o índice de convergência do conteúdo programático do exame com as matrizes curriculares de IES do Distrito Federal. Com base nesse objetivo, essa pesquisa se caracteriza como exploratória, com estratégia de investigação documental sobre as edições do Exame de Suficiência de 1/2011 a 2/2017. Entre os principais resultados, conclui-se que as matrizes curriculares abordam todos os temas que compõem o conteúdo das provas do exame, mas com particularidades. A maior convergência está associada aos conteúdos relativos a Contabilidade Gerencial e a Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Por outro lado, o conteúdo relativo a Teoria Contábil, que tem alto índice de exigência na prova, é pouco explorado no rol de conteúdo ministrados em todos os cursos do Distrito Federal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.