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dc.contributor.advisorGonçalves, Rodrigo de Souza-
dc.contributor.authorClementino, Erica Patrícia Modesto-
dc.identifier.citationCLEMENTINO, Erica Patrícia Modesto. O alinhamento entre o discurso e a prática: uma análise do social disclosure e os ratings de crédito em empresas brasileiras abertas. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é testar se há uma relação positiva entre social disclosure e ratings de crédito de empresas brasileiras abertas. Para medir o nível de social disclosure das empresas foram analisados os relatórios anuais e relatórios de sustentabilidade das empresas seguindo o método proposto e validado por Gonçalves et al. (2013) no período de 2007 a 2016. Coletaram-se também as informações referentes aos ratings de crédito das empresas e as variáveis de controle que poderiam, além do índice de social disclosure, influenciar na determinação dos ratings de crédito. O estudo é relevante para análise acerca da incorporação e divulgação de informações sociais nos modelos de avaliaçãodos agentes do mercado, principalmente no que diz respeito às agências de rating. Os resultados da pesquisa revelam que as variáveis endividamento, lucratividade, desempenho no mercado financeiro e internacionalização foram estatisticamente significativas. Os resultados também indicam que a variável índice de social disclosure tem relação relevante e positiva com os ratings de crédito, corroborando a hipótese do trabalho de que empresas com maiores níveis de social disclosure apresentam melhores classificações de ratings de crédito. Demonstrando assim que as agências de rating consideram como positivo os esforços das empresas em interagir com a sociedade na forma de ações ou programas sociais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDisclosurept_BR
dc.subject.keywordRating de créditopt_BR
dc.subject.keywordResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.titleO alinhamento entre o discurso e a prática : uma análise do social disclosure e os ratings de crédito em empresas brasileiras abertaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-20T20:54:35Z-
dc.date.available2020-05-20T20:54:35Z-
dc.date.submitted2018-06-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24062-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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