Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Rodrigo de Souza | - |
dc.contributor.author | Clementino, Erica Patrícia Modesto | - |
dc.identifier.citation | CLEMENTINO, Erica Patrícia Modesto. O alinhamento entre o discurso e a prática: uma análise do social disclosure e os ratings de crédito em empresas brasileiras abertas. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desse trabalho é testar se há uma relação positiva entre social disclosure e ratings
de crédito de empresas brasileiras abertas. Para medir o nível de social disclosure das
empresas foram analisados os relatórios anuais e relatórios de sustentabilidade das empresas
seguindo o método proposto e validado por Gonçalves et al. (2013) no período de 2007 a
2016. Coletaram-se também as informações referentes aos ratings de crédito das empresas e
as variáveis de controle que poderiam, além do índice de social disclosure, influenciar na
determinação dos ratings de crédito. O estudo é relevante para análise acerca da incorporação
e divulgação de informações sociais nos modelos de avaliaçãodos agentes do mercado,
principalmente no que diz respeito às agências de rating. Os resultados da pesquisa revelam
que as variáveis endividamento, lucratividade, desempenho no mercado financeiro e
internacionalização foram estatisticamente significativas. Os resultados também indicam que
a variável índice de social disclosure tem relação relevante e positiva com os ratings de
crédito, corroborando a hipótese do trabalho de que empresas com maiores níveis de social
disclosure apresentam melhores classificações de ratings de crédito. Demonstrando assim que
as agências de rating consideram como positivo os esforços das empresas em interagir com a
sociedade na forma de ações ou programas sociais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Disclosure | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rating de crédito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Responsabilidade social da empresa | pt_BR |
dc.title | O alinhamento entre o discurso e a prática : uma análise do social disclosure e os ratings de crédito em empresas brasileiras abertas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-20T20:54:35Z | - |
dc.date.available | 2020-05-20T20:54:35Z | - |
dc.date.submitted | 2018-06-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24062 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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