Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24056
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DeboraVianaGoncalves_tcc.pdf945,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Classificação dos títulos e valores mobiliários como “disponíveis para venda” : pesquisa empírica do impacto no resultado do exercício em instituições financeiras bancárias brasileiras
Autor(es): Gonçalves, Débora Viana
Orientador(es): Niyama, Jorge Katsumi
Assunto: Instituições financeiras
Títulos (Finanças)
Data de apresentação: 19-Jun-2018
Data de publicação: 20-Mai-2020
Referência: GONÇALVES, Débora Viana. Classificação dos títulos e valores mobiliários como “disponíveis para venda”: pesquisa empírica do impacto no resultado do exercício em instituições financeiras bancárias brasileiras. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: As instituições financeiras desempenham um papel importante para o desenvolvimento do país. Uma das suas principais atividades é a intermediação de Títulos e Valores Mobiliários – TVMs, que são considerados investimentos de curto, médio e longo prazos. Os Títulos e Valores Mobiliários podem ser classificados em três categorias: disponíveis para venda, para negociação e mantidos até o vencimento. A pesquisa tem enfoque nos TVMs da categoria disponíveis para venda. Os ganhos e perdas decorrentes da mensuração devem ser registrados na conta de ajuste de avaliação patrimonial. O estudo teve como objetivo verificar se o ajuste de avaliação patrimonial impacta o resultado do período das instituições financeiras brasileiras de maneira negativa ou positiva e de forma relevante quando a carteira de TVM – disponíveis para venda for objeto de ajuste. Para atingir o objetivo, foram examinadas as demonstrações contábeis do conglomerado prudencial, entre os anos de 2014 e 2017, das 30 maiores instituições financeiras brasileiras classificadas por ordem decrescente de ativos totais, listadas pelo Banco Central do Brasil na data-base de setembro de 2017. Essa pesquisa foi classificada como descritiva documental. Os resultados obtidos mostram que os ajustes impactam de forma significativa os lucros das instituições financeiras. Quanto às distribuições de dividendos após os ajustes, não foram observados impactos significativos. Das demonstrações analisadas, em apenas 25 destes, os valores dos dividendos distribuídos foram superiores aos valores dos resultados ajustados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Ciências da Informação e Documentação, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.