Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24033
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FernandaMendesDias_tcc.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Violência contra estudantes no Campus Darcy Ribeiro : um olhar sobre a atuação da Diretoria da Diversidade
Autor(es): Dias, Fernanda Mendes
Orientador(es): Bandeira, Lourdes Maria
Coorientador(es): Martins, Ana Paula Antunes
Assunto: Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Violência
Estudantes universitários
Data de apresentação: 15-Abr-2019
Data de publicação: 18-Mai-2020
Referência: DIAS, Fernanda Mendes. Violência contra estudantes no Campus Darcy Ribeiro: um olhar sobre a atuação da Diretoria da Diversidade. 2019. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho objetiva conhecer, descrever e analisar quais ações e medidas de prevenção e de enfrentamento são realizadas pela Universidade de Brasília, por meio da atuação da Diretoria da Diversidade (DIV) e da Coordenação dos Direitos da Mulher (CODIM), diante da violência contra mulheres estudantes na instituição. Para isso, empreendeu-se pesquisa qualitativa, realizando-se 7 entrevistas com algumas/uns de suas/seus funcionárias/os, a fim de entender o que já tem sido feito e indicando, caso necessário, sugestões de aperfeiçoamento do serviço. Nesse sentido, destaca-se que essa monografia é fruto de inquietações as quais tendo acompanhado a elaboração e a realização de pesquisa quanti e qualitativa anterior acerca do fenômeno da violência contra estudantes na Universidade de Brasília não puderam ser respondidas naquele projeto. Dessa forma, são aqui apresentados e analisados tanto dados secundários quanto primários relativos ao enfrentamento e à prevenção institucionais do fenômeno da violência contra estudantes. Os resultados primários, por sua vez, apontam para uma atuação positiva da DIV e da CODIM, por meio da realização de atendimentos psico e socioassistenciais, acompanhamento e encaminhamento administrativos das estudantes agredidas internamente e junto à Rede de Proteção de Mulheres do Distrito Federal, assim como por projetos, programas, eventos e cursos de caráter pedagógico sobre temas relativos a direitos e prevenção à violência contra as mulheres.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons