Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dimitrov, Eduardo | - |
dc.contributor.author | Araújo, Gabriel Lago de | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Gabriel Lago de. Indivíduo, música e plataforma: o caso do Funk Ostentação. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A música está inserida nos mais diversos ambientes sociais, sendo uma
importante manifestação cultural. Como cultura, ela não se origina por conta
própria. Se a música apresenta certa configuração em certo ambiente, é
porque é resultado de uma ação humana que também foi influenciada
anteriormente, através de gostos que estão relacionados com as posições
sociais dos indivíduos.
As últimas décadas ainda apresentaram a esse indivíduo uma série de
inovações tecnológicas que pouco a pouco modificaram sua experiência com
a música, tanto em relação a sua produção quanto a sua reprodução. O
surgimento da internet foi uma dessas inovações.
E, a partir dela, se popularizaria um gênero musical até então recente, derivado
do já não tão novo “funk”. A internet, aliada a outros fatores (como um período
de maior poder de consumo de classes mais baixas), ajudaria o funk
ostentação a alcançar uma visibilidade significativa, principalmente através
dos videoclipes.
Ainda que esse gênero tenha se enfraquecido, o sucesso que obteve em seu
auge gerou consequências positivas para o funk em geral. Através de
plataformas online de música e vídeo, essa música foi encontrando espaço
para se tornar ainda mais popular, abrindo espaço para novos subgêneros que
pudessem continuar o legado deixado pelo funk ostentação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Funk (Música) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música popular - Brasil | pt_BR |
dc.title | Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-18T20:06:22Z | - |
dc.date.available | 2020-05-18T20:06:22Z | - |
dc.date.submitted | 2019-02-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/24029 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.description.abstract1 | Music is inserted in the most different social environments, being an important
cultural expression. As culture, it does not originate on its own. If music has a
certain configuration in a certain environment, it is because music is the result
of a human action that was also influenced previously, through tastes that are
related to the subject’s social status.
Besides that, last decades introduced to this subject a series of technological
innovations that little by little modified their experience with the music, as
much in relation to its production as its reproduction. The emergence of the
internet was one of these innovations.
And from it, it would be popularized a new musical genre, derived from the old
“brazilian funk". The internet, allied to other factors (such as a period of
greater power consumption by lower classes), would help “ostentation funk” to
achieve significant visibility, especially through music videos.
Although this genre has been weakened, the success that it obtained at its
peak generated positive consequences for “brazilian funk”. Over online music
and video platforms, this kind of song found a propitious environment to
become even more popular, making room for new subgenres that could
continue the legacy left by “ostentation funk”. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|