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dc.contributor.advisorDimitrov, Eduardo-
dc.contributor.authorAraújo, Gabriel Lago de-
dc.identifier.citationARAÚJO, Gabriel Lago de. Indivíduo, música e plataforma: o caso do Funk Ostentação. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA música está inserida nos mais diversos ambientes sociais, sendo uma importante manifestação cultural. Como cultura, ela não se origina por conta própria. Se a música apresenta certa configuração em certo ambiente, é porque é resultado de uma ação humana que também foi influenciada anteriormente, através de gostos que estão relacionados com as posições sociais dos indivíduos. As últimas décadas ainda apresentaram a esse indivíduo uma série de inovações tecnológicas que pouco a pouco modificaram sua experiência com a música, tanto em relação a sua produção quanto a sua reprodução. O surgimento da internet foi uma dessas inovações. E, a partir dela, se popularizaria um gênero musical até então recente, derivado do já não tão novo “funk”. A internet, aliada a outros fatores (como um período de maior poder de consumo de classes mais baixas), ajudaria o funk ostentação a alcançar uma visibilidade significativa, principalmente através dos videoclipes. Ainda que esse gênero tenha se enfraquecido, o sucesso que obteve em seu auge gerou consequências positivas para o funk em geral. Através de plataformas online de música e vídeo, essa música foi encontrando espaço para se tornar ainda mais popular, abrindo espaço para novos subgêneros que pudessem continuar o legado deixado pelo funk ostentação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFunk (Música)pt_BR
dc.subject.keywordMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.titleIndivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-18T20:06:22Z-
dc.date.available2020-05-18T20:06:22Z-
dc.date.submitted2019-02-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/24029-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.description.abstract1Music is inserted in the most different social environments, being an important cultural expression. As culture, it does not originate on its own. If music has a certain configuration in a certain environment, it is because music is the result of a human action that was also influenced previously, through tastes that are related to the subject’s social status. Besides that, last decades introduced to this subject a series of technological innovations that little by little modified their experience with the music, as much in relation to its production as its reproduction. The emergence of the internet was one of these innovations. And from it, it would be popularized a new musical genre, derived from the old “brazilian funk". The internet, allied to other factors (such as a period of greater power consumption by lower classes), would help “ostentation funk” to achieve significant visibility, especially through music videos. Although this genre has been weakened, the success that it obtained at its peak generated positive consequences for “brazilian funk”. Over online music and video platforms, this kind of song found a propitious environment to become even more popular, making room for new subgenres that could continue the legacy left by “ostentation funk”.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



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