Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24020
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PedroHenriqueMouraDeFarias_tcc.pdf517,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Entre funcionalistas e tardo-modernos : concepções do problema da ordem na sociedade (pós-)moderna
Autor(es): Farias, Pedro Henrique Moura de
Orientador(es): Tavolaro, Sergio Barreira de Faria
Assunto: Socialização
Modernidade (Sociologia)
Data de apresentação: 8-Jul-2019
Data de publicação: 18-Mai-2020
Referência: FARIAS, Pedro Henrique Moura de. Entre funcionalistas e tardo-modernos: concepções do problema da ordem na sociedade (pós-)moderna. 2019. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)— Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta monografia pretende estudar, enquanto objetivo primordial, o fenômeno da ordem social na modernidade, sob um olhar sociológico adstrito a uma seleção de obras de autores afetos à modernidade tardia, principalmente Zygmunt Bauman, Ulrich Beck e Anthony Giddens. A tarefa que se coloca reside em verificar como esses mencionados autores podem oferecer alternativas a perspectivas sociais funcionalistas, a exemplo das de Émile Durkheim e de Talcott Parsons, para lidar com a instabilidade da ordem social, na atual sociedade fluida pós-industrial e do risco. Inicialmente, serão trazidas as concepções de Durkheim e de Parsons, no que se refere à internalização das normas sociais, sob um escopo de tendência à estabilidade social e ao consenso sistêmico durável. Na sequência, Bauman será o autor escolhido para se fazer um exame acerca do que se tem hoje, em termos de uma sociedade aberta, regida por comportamentos à laia da emancipação e do individualismo. Serão trazidas algumas perspectivas dialógicas com o autor, bem como uma breve distinção entre modernidade e pós-modernidade. Por fim, Beck e Giddens serão abordados, destacando-se termos como risco, reflexividade e confiança, que se entrecruzam e viabilizam o dinamismo da vida social moderna.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.