Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24016
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_IsabellaDeSaFelix_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: ‘‘A escola me ensinou a escolher caminhos dentro do quadradinho que ela mesmo me prendeu’’ : autoconceito, aspiração e expectativa de jovens negros em uma escola periférica do Distrito Federal
Autor(es): Félix, Isabella de Sá
Orientador(es): Rocha, Emerson Ferreira
Assunto: Escolas - racismo
Juventude
Racismo
Data de apresentação: 28-Nov-2018
Data de publicação: 17-Mai-2020
Referência: FÉLIX, Isabella de Sá. ‘‘A escola me ensinou a escolher caminhos dentro do quadradinho que ela mesmo me prendeu’’: autoconceito, aspiração e expectativa de jovens negros em uma escola periférica do Distrito Federal. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo procura refletir sobre o papel da instituição escolar na construção do autoconceito e projetos de futuro de jovens negros. Para que tais análises fossem possíveis, foram aplicados questionários em três turmas de segundo ano do ensino médio do Centro de Ensino Médio 02 da Ceilândia, escola localizada em uma região periférica do Distrito Federal. Os dados dos 81 respondentes apresentavam informações sobre ocupação e escolaridade dos responsáveis, idade, gênero, raça, aspirações de futuro, expectativas de profissão ao terminar o ensino médio e uma autoavaliação enquanto estudante por parte dos respondentes. Esses dados possibilitaram uma série de análises estatísticas que, em conjunto com as experiências vivenciadas em sala de aula, possibilitaram pensar nas formas de atuação do racismo dentro dos muros escolares.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons