Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/24016
Título: | ‘‘A escola me ensinou a escolher caminhos dentro do quadradinho que ela mesmo me prendeu’’ : autoconceito, aspiração e expectativa de jovens negros em uma escola periférica do Distrito Federal |
Autor(es): | Félix, Isabella de Sá |
Orientador(es): | Rocha, Emerson Ferreira |
Assunto: | Escolas - racismo Juventude Racismo |
Data de apresentação: | 28-Nov-2018 |
Data de publicação: | 17-Mai-2020 |
Referência: | FÉLIX, Isabella de Sá. ‘‘A escola me ensinou a escolher caminhos dentro do quadradinho que ela mesmo me prendeu’’: autoconceito, aspiração e expectativa de jovens negros em uma escola periférica do Distrito Federal. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente estudo procura refletir sobre o papel da instituição escolar na
construção do autoconceito e projetos de futuro de jovens negros. Para que tais análises
fossem possíveis, foram aplicados questionários em três turmas de segundo ano do ensino
médio do Centro de Ensino Médio 02 da Ceilândia, escola localizada em uma região
periférica do Distrito Federal. Os dados dos 81 respondentes apresentavam informações
sobre ocupação e escolaridade dos responsáveis, idade, gênero, raça, aspirações de futuro,
expectativas de profissão ao terminar o ensino médio e uma autoavaliação enquanto
estudante por parte dos respondentes. Esses dados possibilitaram uma série de análises
estatísticas que, em conjunto com as experiências vivenciadas em sala de aula,
possibilitaram pensar nas formas de atuação do racismo dentro dos muros escolares. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2018. |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons