Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/24014
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FlaviaDeSousaOliveira_tcc.pdf609,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As ocupações na UnB de 2016 como acontecimento : mobilização estudantil como expressão do sentimento de desamparo
Autor(es): Oliveira, Flávia de Sousa
Orientador(es): Guimarães, Débora Messenberg
Assunto: Estudantes universitários
Movimentos sociais
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 15-Jul-2019
Data de publicação: 17-Mai-2020
Referência: OLIVEIRA, Flávia de Sousa. As ocupações na UnB de 2016 como acontecimento: mobilização estudantil como expressão do sentimento de desamparo. 2019. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A presente monografia aborda a temática dos afetos desencadeados pelo campo político, em específico dos afetos decorrentes das ocupações que ocorreram na Universidade de Brasília (UnB) no ano de 2016. O propósito da pesquisa é demonstrar como os afetos, por muito tempo relegados do campo de reflexão sociológica, aparecem como importante fonte de análise das ações sociais e seus sentidos, bem como fontes de explicação da motivação de um indivíduo em participar efetivamente em um movimento social. Além disso, a presente pesquisa demonstra a utilidade do conceito de acontecimento para apreensão dos afetos motivadores e presentes em uma mobilização social. Para tanto, além de revisão bibliográfica sobre o tema, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez pessoas que participaram efetivamente das ocupações na UnB de 2016. Também foram realizadas pesquisas na página do Facebook denominada “Ocupa UnB”, além de pesquisas de matérias jornalísticas. Assim, foi possível a visualização do desamparo como o afeto que impulsionou estes jovens a participarem das ocupações na universidade, além de terem sido encontrados quatro sentimentos presentes nos relatos coletados, sendo eles: o medo, a esperança, a solidariedade e a frustração. Conclui-se que os afetos constituem importante dimensão de análise no que concerne as motivações de ações sociais, bem como podem representar bons indicadores de problemas no sistema democrático, bem como de maus governos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.