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https://bdm.unb.br/handle/10483/24004
Título: | O sexismo nos jogos eletrônicos : barreiras à participação feminina em League of Legends |
Autor(es): | Ribeiro, Gabriel Carvalho Branco |
Orientador(es): | Almeida, Tânia Mara Campos de |
Assunto: | Sexismo Jogos eletrônicos Gênero - relações Discriminação de sexo contra as mulheres |
Data de apresentação: | 23-Mar-2019 |
Data de publicação: | 16-Mai-2020 |
Referência: | RIBEIRO, Gabriel Carvalho Branco. O sexismo nos jogos eletrônicos: barreiras à participação feminina em League of Legends. 2019. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho acadêmico aborda a temática da questão de gênero em jogos
eletrônicos, com foco no título League of Legends. O objetivo desta pesquisa
consiste em identificar as principais barreiras para a participação de mulheres no
jogo. Para isso empregou-se, além de revisão bibliográfica, pesquisa de campo
qualitativa, consistindo em entrevistas semi-estruturadas com jogadores e
jogadoras. Assim, foram identificados aspectos na concepção do jogo e na
interação entre jogadores que tornam a experiência feminina no League mais difícil
e negativa. Abuso, agressão verbal e ameaças não são incomuns no cotidiano de
jogadoras, constantemente excluídas do universo gamer. A constante exposição dos
usuários a estereótipos de gênero, através do design de personagens, também
contribui para agravar o problema. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019. |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
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