Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23966
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LeticiaDosSantosAraujo_tcc.pdf474,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da influência da alimentação funcional no controle da diabetes em pacientes idosos
Autor(es): Araújo, Letícia dos Santos
Orientador(es): Chiarello, Marileusa D.
Assunto: Diabetes
Envelhecimento
Idosos - saúde
Alimentação saudável
Idosos - doenças - tratamento
Data de apresentação: 28-Nov-2018
Data de publicação: 14-Mai-2020
Referência: ARAÚJO, Letícia dos Santos. Estudo da influência da alimentação funcional no controle da diabetes em pacientes idosos. 2018. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Nas últimas décadas temos presenciado o envelhecimento da população mundial de forma rápida, com especial ênfase nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Na medida em que cresce a população idosa aumenta a prevalência de doenças crônicas. Dentre elas destaca-se a Diabetes Mellitus (DM) que aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz insulina suficiente para controlar à taxa de glicemia. A importância da dieta no tratamento da Diabetes já é reconhecida, entretanto, os componentes alimentares quimiopreventivos necessitam ser mais bem fundamentados. Portanto, este estudo se justifica pelos altos índices de morbimortalidade decorrentes do DM em pessoas idosas, pela diminuição da qualidade de vida, autonomia e independência, assim como pelos altos custos dos tratamentos advindos das complicações da doença, e este contexto pode ser amenizado/ revertido por meio dos alimentos funcionais, que emergem como um promissor instrumento no controle do DM, através de prováveis mecanismos de ação, antioxidantes, antiinflamatórios, dentre outros, embora as evidências científicas sejam controversas, e fracamente sustentadas por estudos epidemiológicos. As pesquisas nesta área devem ser estimuladas, uma vez reconhecida a necessidade do esclarecimento sobre os mecanismos de ação destas substâncias alimentares.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.