Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/23942
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaCarolinaAlvesDeMoura_tcc.pdf2,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Prevalência do antígeno NS1 da dengue em doadores de sangue de Brasília
Autor(es): Moura, Ana Carolina Alves Melo de
Orientador(es): Haddad, Rodrigo
Assunto: Dengue - epidemiologia
Doadores de sangue
Data de apresentação: 4-Dez-2018
Data de publicação: 12-Mai-2020
Referência: MOURA, Ana Carolina Alves Melo de. Prevalência do antígeno NS1 da dengue em doadores de sangue de Brasília. 2018. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O vírus da dengue (DENV) é uma arbovirose do gênero Flavivirus, possui como características de seu gênero: ser esférico, com nucleocapsídeo e uma única fita de RNA viral. O DENV é subdividido em 4 subtipos, DENV 1/4, todos são comumente encontrados no Brasil. Por ser uma arbovirose sua transmissão natural é através de um vetor, Aedes aegypti. Porém, atualmente tem se discutido na literatura casos prováveis e possíveis de transmissão do vírus por meio de transfusão sanguínea. Com este risco, o objetivo deste estudo foi avaliar a presença do antígeno viral NS1 da Dengue em 546 amostras de soro obtidas no banco de retrovigilância de doadores de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília. Para isso, foi realizado ensaio imunoenzimático direto, para a captura do antígeno e expressão de resultados quantitativos e semiquantitativos. Não foram encontradas amostras com presença do antígeno, mas por se tratar de um método de triagem, é recomendada a realização de estudos com metodologias confirmatórias, como a pesquisa do RNA viral.
Abstract: The dengue virus (DENV) is an arbovirus of the genus Flavivirus. The virus is spherical with a nucleocapsid and possess a single viral RNA. The DENV is subdivided into 4 subtypes, DENV 1/4; all commonly found in Brazil. The natural transmission of this virus is through a vector, the Aedes aegypti. However, currently there have been probable and possible cases of transmission of the virus through blood transfusion reports in the literature. So, the objective of this study was to evaluate the presence of Dengue NS1 viral antigen in 546 serum samples obtained from the blood donor retrovigilance bank of the Hemocentro Foundation in Brasília. For this, a direct immunoenzymatic assay was performed to capture the antigen and to express quantitative and semiquantitative results. No sample with antigen presence was found. Because it is a screening method to carry others studies with a confirmatory methodology are recommended, such as viral RNA detection.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.