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Título: Estudo comparativo da tomada de decisão restauradora entre cirurgiões-dentistas e alunos de graduação
Autor(es): Sales, Guilherme Coelho
Orientador(es): Teixeira, Nailê Damé
Coorientador(es): Hilgert, Leandro
Assunto: Cáries dentárias
Restauração (Odontologia)
Data de apresentação: 6-Jun-2019
Data de publicação: 11-Mai-2020
Referência: SALES, Guilherme Coelho. Estudo comparativo de tomada de decisão restauradora entre cirurgiões-dentistas e estudantes de graduação. 2019. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar o grau de conhecimento dos cirurgiões-dentistas e estudantes do último semestre da graduação, no Distrito Federal, sobre terminologia em Cariologia e manejo de tecido cariado, seguindo o International Caries Consensus Collaboration (ICCC) de 2015. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário eletrônico com: 1) questões sobre o perfil do entrevistado; 2) quatro casos clínicos e perguntas sobre a conduta restauradora; 3) questões sobre terminologia e conhecimentos em Cariologia. O questionário foi enviado para os profissionais e estudantes por meio de listas de contatos e da lista de formandos de cada Universidade do DF. A amostra foi composta por 175 profissionais e 66 estudantes. Análises estatísticas foram realizadas comparando decisões de tratamento e conhecimentos em terminologia de acordo com variáveis de perfil (sexo, idade), tipo de escola na graduação (pública ou privada) e área de especialização. Resultados indicam diferenças estatisticamente significativas em relação ao às indicações e atualização em terminologia, bem como nas análises, caso a caso, para os dois casos clínicos de lesão profunda: formandos e escolas privadas são menos conservadores e com menos atualização no consenso (quiquadrado; p<0,05, Mann-Whitney; p=0,000).Regressão de Poisson demonstrou 9%(IC=0.86-0.98; p=0.011)mais chance de instituição privada estar menos atualizada do que instituição pública, e 13% mais chance de dentistas estarem mais atualizados que estudantes (CI=1.03-1.24; p=0.007). Foi possível concluir que o manejo de lesões profundas ainda traz insegurança terapêutica; formandos estão sendo menos conservadores; e a escola pública está mais alinhada aos conceitos atuais da odontologia de mínima intervenção.
Abstract: The aim of the study was to evaluate the knowledge of dentists and dental students attending the last semester of the undergraduation course on terminology in Cariology and caries tissue management, following the International Caries Consensus Collaboration (ICCC) of 2015. Data collection was performed by an electronic questionnaire regarding 1) profile of the interviewed; 2) four clinical cases and questions about their restorative management; and 3) questions about terminology and knowledge in Cariology. The questionnaire was sent to professionals and students through a contact lists and the list of students from last semester from all faculties of Dentistry of the Federal District, Brazil. Sample size consisted inn=175 professionals and n=66 students. Statistical analyzes were performed comparing treatment decisions and terminology knowledge according to profile variables (sex, age), type of school in the undergraduate (public or private) and specialization field. Results showed statistically significant differences in conservative treatments decision and update in terminology, as well as in the two clinical cases that showed deep caries lesions: we found that students and private schools were less conservative and less update in the consensus (chi-square, p <0.05, Mann-Whitney, p =0,000). Poisson regression showed 9% (CI = 0.86-0.98; p = 0.011) more chance of private institution being less updated than public institution, and professionals were 13% more likely to be updated than students (CI = 1.03- 1.24, p = 0.007). In conclusion, the management of deep lesions is still a field of therapeutic uncertainty; dental students are less conservative; and the public school is more aligned with the current concepts of minimally invasive dentistry.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2019.
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