Título: | Estudo comparativo da tomada de decisão restauradora entre cirurgiões-dentistas e alunos de graduação |
Autor(es): | Sales, Guilherme Coelho |
Orientador(es): | Teixeira, Nailê Damé |
Coorientador(es): | Hilgert, Leandro |
Assunto: | Cáries dentárias Restauração (Odontologia) |
Data de apresentação: | 6-Jun-2019 |
Data de publicação: | 11-Mai-2020 |
Referência: | SALES, Guilherme Coelho. Estudo comparativo de tomada de decisão restauradora entre cirurgiões-dentistas e estudantes de graduação. 2019. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O objetivo do estudo foi avaliar o grau de conhecimento dos
cirurgiões-dentistas e estudantes do último semestre da
graduação, no Distrito Federal, sobre terminologia em Cariologia
e manejo de tecido cariado, seguindo o International Caries
Consensus Collaboration (ICCC) de 2015. A coleta de dados foi
realizada por meio de um questionário eletrônico com: 1)
questões sobre o perfil do entrevistado; 2) quatro casos clínicos e
perguntas sobre a conduta restauradora; 3) questões sobre
terminologia e conhecimentos em Cariologia. O questionário foi
enviado para os profissionais e estudantes por meio de listas de
contatos e da lista de formandos de cada Universidade do DF. A
amostra foi composta por 175 profissionais e 66 estudantes.
Análises estatísticas foram realizadas comparando decisões de
tratamento e conhecimentos em terminologia de acordo com
variáveis de perfil (sexo, idade), tipo de escola na graduação
(pública ou privada) e área de especialização. Resultados
indicam diferenças estatisticamente significativas em relação ao
às indicações e atualização em terminologia, bem como nas
análises, caso a caso, para os dois casos clínicos de lesão
profunda: formandos e escolas privadas são menos
conservadores e com menos atualização no consenso (quiquadrado; p<0,05, Mann-Whitney; p=0,000).Regressão de
Poisson demonstrou 9%(IC=0.86-0.98; p=0.011)mais chance de
instituição privada estar menos atualizada do que instituição
pública, e 13% mais chance de dentistas estarem mais
atualizados que estudantes (CI=1.03-1.24; p=0.007). Foi possível
concluir que o manejo de lesões profundas ainda traz
insegurança terapêutica; formandos estão sendo menos
conservadores; e a escola pública está mais alinhada aos
conceitos atuais da odontologia de mínima intervenção. |
Abstract: | The aim of the study was to evaluate the knowledge of dentists
and dental students attending the last semester of the
undergraduation course on terminology in Cariology and caries
tissue management, following the International Caries Consensus
Collaboration (ICCC) of 2015. Data collection was performed by
an electronic questionnaire regarding 1) profile of the interviewed;
2) four clinical cases and questions about their restorative
management; and 3) questions about terminology and knowledge
in Cariology. The questionnaire was sent to professionals and
students through a contact lists and the list of students from last
semester from all faculties of Dentistry of the Federal District,
Brazil. Sample size consisted inn=175 professionals and n=66
students. Statistical analyzes were performed comparing
treatment decisions and terminology knowledge according to
profile variables (sex, age), type of school in the undergraduate
(public or private) and specialization field. Results showed
statistically significant differences in conservative treatments
decision and update in terminology, as well as in the two clinical
cases that showed deep caries lesions: we found that students
and private schools were less conservative and less update in the
consensus (chi-square, p <0.05, Mann-Whitney, p =0,000).
Poisson regression showed 9% (CI = 0.86-0.98; p = 0.011) more
chance of private institution being less updated than public
institution, and professionals were 13% more likely to be updated
than students (CI = 1.03- 1.24, p = 0.007). In conclusion, the
management of deep lesions is still a field of therapeutic
uncertainty; dental students are less conservative; and the public
school is more aligned with the current concepts of minimally
invasive dentistry. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2019. |
Aparece na Coleção: | Odontologia
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