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dc.contributor.advisorPontes, Tatiana Barcelos-
dc.contributor.authorSousa, Larissa Garajau Rodrigues de-
dc.identifier.citationSOUSA, Larissa Garajau R. de. Análise do repertório ocupacional de crianças brasileiras de 2 a 12 anos de idade: um estudo preliminar. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.pt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: A todo momento os seres humanos se envolvem e se engajam em diferentes ocupações, que se modificam ao longo do crescimento, impactando seu desenvolvimento e sendo por ele impactado. O conjunto de ocupações que um indivíduo tem, em uma determinada etapa do desenvolvimento, é chamado de Repertório Ocupacional (RO). Apesar das perguntas sobre o desenvolvimento infantil serem feitas com base no desenvolvimento ocupacional, suas questões são respondidas através dos componentes do desempenho, o que demonstra a escassez de estudos em terapia ocupacional que abordem o tema, justificando estudos que visem descrever as ocupações realizadas na infância. MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório e transversal, que faz parte de um estudo multicêntrico da fase três da elaboração da Avaliação do Desenvolvimento do Repertório de Ocupações de crianças de 2 a 12 anos, e que segundo o referencial usado para o desenvolvimento de testes, inclui quatro etapas. A atual etapa, de avaliação quantitativa, buscou identificar o padrão do RO de criança brasileiras. Os resultados além de permitir o conhecimento do repertório, contribuíram para nova revisão do instrumento. Os dados quantitativos deste estudo foram apresentados por meio de estatística descritiva (média, mediana, desvio-padrão e porcentagem) e análise descritiva para idade e repertório. A pesquisa está de acordo com a Resolução CNS nº 466/2012, foi submetida e aprovada sob o parecer no.2.136.567. RESULTADOS: 101 pais de crianças foram entrevistados, a avaliação visou mensurar o RO de cada criança em questão. A avaliação continha 110 itens divididos em 4 categorias de ocupações e os resultados mostraram que algumas atividades fazem parte do RO de todas as crianças da amostra. Cinco itens da categoria de cuidados pessoais, dez itens da categoria hobbies e lazer e dois de atividades escolares, obtiveram a frequência de 100,0% de realização em todas as idades, já a categoria afazeres domésticos não obteve nenhum item realizado por todas crianças, entretanto, foi observado a alta participação em atividades como guardar os próprios brinquedos em todas as idades. Algumas atividades foram mais frequentes no repertório de crianças mais novas e outras nas de idades mais velhas. Os resultados também possibilitaram um panorama geral sobre quando começa a ser esperado que a criança realize certas atividades. CONCLUSÃO: Poucos estudos abordam o que fazem as crianças brasileiras, um vasto panorama se concentra sobre o brincar, dificultando o entendimento de crianças como seres ocupacionais em sua totalidade. Este estudo investigou o que as crianças brasileiras de 2 a 12 anos de idade costumam fazer em cada idade. Os resultados indicaram que os itens de autocuidado foram os mais presentes em todas as idades, o que concorda com outros estudos realizados com a mesma população, assim como achados de outras pesquisam acerca de hobbies e lazer, no qual a maioria se centra em atividades sedentárias. O conhecimento sobre o RO de crianças brasileiras pode contribuir para uma adequada avaliação e consequente efetiva intervenção em crianças com diferentes condições de saúde.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.titleAnálise do repertório ocupacional de crianças brasileiras de 2 a 12 anos de idade : um estudo preliminarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-06T23:05:26Z-
dc.date.available2020-05-06T23:05:26Z-
dc.date.submitted2018-11-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/23899-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1INTRODUCTION: At all times human beings are involved and engage in different occupations, which change throughout growth, impacting their development, and simultaneously being impacted by it. The set of occupations that an individual has at a particular stage of development is called Occupational Repertoire (OR). Although questions about child development are made based on occupational development, their questions are answered through performance components, which demonstrates the lack of studies in occupational therapy that address the theme and justifies studies that describe the occupations performed in childhood. The present study aims to analyze the occupational repertoire of Brazilian children aged 2 to 12 years. METHODS: This is an exploratory and cross-sectional study, which is part of a multicenter study. This study is part of the third phase of construction of the Occupational Repertoire Development Measure of the development of children 2-12 years old, who according to the reference used for development testing, includes four stages. The current phase of quantitative evaluation identified the OR pattern of Brazilian children, the results, besides allowing knowledge of the repertoire, contributed to a new revision of the instrument. The sample consisted of children's parents from 2 to 12 years of age. The quantitative data of this study were presented through descriptive statistics (mean, standard deviation and percentage) and descriptive analysis for age and repertoire. The research is according to CNS Resolution No. 466/2012, submitted and approved under the no.2.136.567. RESULTS: 101 children's parents were interviewed, the evaluation measured the OR of each child in question. The measure has 110 items divided into 4 task categories, and the results showed that some activities are part of the OR of all children in the sample. Five items in the personal care category, ten items in the hobbies and leisure category and two in school activities, obtained a frequency of 100.0% in all ages. The household chores category did not get any items performed by all children; however, the high rate of activities such as organize toys and a room at all ages was observed. Some activities were more frequent in younger children's repertoire and others in older children. The results would also provide an overview of when a child is expected to perform certain activities. CONCLUSION: This study investigated what Brazilian's children at 2 to 12 years old usually do in each age. The results indicated that self-care items were the most present in all ages, which agrees with other studies done with the same population, as well as findings from other research on hobbies and leisure, in which the majority focuses on sedentary activities. The knowledge about the OR of Brazilian's children can contribute to an adequate evaluation and consequent effective intervention in children with different health conditions. KEYWORDS: Occupational repertoire, childhood, child development, occupational therapy.pt_BR
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